terça-feira, 6 de maio de 2014

O título de Luís Filipe Vieira

A poucos dias de terminar a época de 2013/2014, chegou a minha vez de fazer, neste blog, a listagem dos vencedores e vencidos, independentemente do que vier a acontecer ao Benfica nas finais que se aproximam.

Luís Filipe Vieira – É o grande vencedor da época. Jorge Jesus dedicou-lhe o campeonato e ficou-lhe bem este momento de grande humildade e justiça. Mas, agora, deixem-me desabafar: é fácil, hoje, elogiar Luís Filipe Vieira. Mas este blog, e o seu editor, apoiaram Vieira desde que ele entrou na Luz, para assessor do futebol, pela mão de Manuel Vilarinho. Lembro-me bem de Vieira, com cara de poucos amigos e segurando uma pasta, a entrar em 2001 no Estádio da Luz, para levantar um clube deitado na lama. Doze anos depois, 10 como presidente, Vieira ganhou 3 campeonato e sofreu muitas críticas, a esmagadora maioria delas injustas e ignorantes. Como responsável por este blog, nunca aqui se fez uma crítica a Vieira. Não porque ele tenha feito tudo bem. Ninguém consegue fazer tudo bem. Mas porque ele, Luís Filipe Vieira, fez do Benfica, nesta década, algo que se julgava impossível. Não foi só o futebol, não foi só a recuperação financeira, não foi só o estádio e o centro de estágio, não foi só a formação e as modalidades, não foi só a Benfica TV e a Fundação Benfica. Uff… !!!! e etc, etc, etc. Foi, principalmente, alicerçado em tudo isso, a recuperação de uma marca e de uma imagem e devolvê-la limpa, gloriosa, vitoriosa e mais global que nunca ao sócios. E só isso bastava. Obrigado, Luís Filipe Vieira!
Jorge Jesus – É, claro, também, um grande vencedor. Também ele foi alvo de críticas e ataques injustos. Agora é fácil elogiar Jesus. Mas ele teve a suprema qualidade da coragem, da força mental e da capacidade de sofrimento e trabalho. E isso só está ao alcance de poucos.
A equipa – Não se pode destacar ninguém. Todos eles foram enormes, gigantes e ficam na História eterna do Benfica.
A estrutura – O exemplo veio de cima e isso é uma grande vantagem. Mas a estrutura do Benfica, aquela que está mais perto do futebol e da SAD, relevou competência, profissionalismo e nervos de aço. É por aí que começam as vitórias.

O(s) derrotado(s)

Pinto da Costa – Ele ocupa todo o espaço dos derrotados. Não me cabe explicar porquê. Os portistas que julguem. Mas estou convencido que vai começar uma grande travessia do deserto.

1 comentário:

  1. essa da recuperação financeira com um passivo a rondar os 600 Milhões de Euros era para ser a anedota do dia, da semana ou do ano?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...