quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Resposta ao Bruno Carvalho

O Bruno Carvalho, ex-candidato à Presidência do Sport Lisboa e Benfica, brindou-me com um texto no facebook (lá está...!!!) (ler aqui) a propósito de um outro texto que eu tinha escrito no meu blogue (e que pode ser aqui consultado).
Utilizando a técnica do Bruno Carvalho, vou rebater, ponto por ponto, as suas ideias:

1º A Benfica TV é um projecto inovador e pioneiro, que outros clubes tentam atabalhoadamente copiar. Costumo ver a Benfica TV e apesar de não concordar com algumas das coisas que são emitidas, parece-me um espaço de liberdade e, principalmente de benfiquismo, de benfiquistas para benfiquistas. O seu sucesso está na expansão do canal para outros espaços lusófonos;
2º A Benfica TV não está ao serviço de ninguém, apenas do Benfica e dos benfiquistas. O canal não é nenhum projecto político, nem de poder, pelo que, segundo uma linha editorial que apoio, não deverá nunca servir para por benfiquistas contra benfiquistas;
3º O voto electrónico é uma manifestação de modernidade. Quem tem dúvidas da legalidade dos actos, deve recorrer para os locais próprios. Aliás, que eu saiba, todos os candidatos têm direito a nomear delegados para acompanhar o acto eleitoral. Parece-me estranho quem tanto gosta do facebook para divulgar mensagens e depois contesta o voto electrónico. Se calhar o melhor era regressarmos ao tempo do voto por pombo correio;
4º Quem sou eu para contestar a estratégia de campanha do Presidente do Benfica. Quanto ao resto, já vi e ouvi bem pior em muitas das campanhas eleitorais que acompanhei;
5º Os estatutos do Benfica foram apresentados, debatidos e votados em Assembleia Geral (e, que eu saiba, não foi por voto electrónico!). A democracia é uma chatice!;

Nota Final: Tenho a certeza que o Grupo da Luz tem "pessoas de bem, que discutem com elevação, com democracia, discordando e concordando". O que me parece é que também há lá pessoas que não discutem com elevação. Mas, enfim, o Benfica é tão grande, tão grande, que tem de haver de tudo.

Um abraço Bruno.



14 comentários:

  1. A democracia é lixada não é Bruninho? Então isto de se ficar em terceiro lugar numas eleições a dois deve doer que se farta...mas não importa haverá sempre uns mérdias a colocarem-te um microfone á frente para destilares mais umas baboseiras para gáudio do pagode do norte....
    Só há uma coisa que me faz confusão...há tantos Benfiquistas que se concorressem ás eleições teriam mais votos do que tu, e nestes incluo-me a mim próprio que só com o meu grupo de amigos garantia mais votos do que tiveste nas últimas eleições, e os mérdias não nos entrevistam porquê?
    Isto de se ser o Bobo da corte tem algumas vantagens...

    ResponderEliminar
  2. Tentei entrar diversas vezes na Benfica TV, mesmo antes do inicio do programa, o numero dava sempre ocupado. Já um sócio de nome Macarrão do Algarve entrava quase todos os dias, tal como o Costa Pereira no extinto Fórum da TSF, e até um sócio de Guimarães que reconheceu estar a dormir quando o telefone tocou.

    Se isto é uma televisão para benfiquistas, possivelmente terei de desistir da condição de sócio efectivo ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eagle você é um gajo com muito azar quando o assunto é o SL Benfica. Nunca nada lhe corre bem e está sempre a desancar na actual Direcção por tudo e por nada. Não vê que o seu registo não passa do mesmo e já toda gente viu do que você é feito. O rabioque do B. Carvalho se tem mais sabor corra logo para ele, ou para quem o vai representar nas eleições. Afinal é disso que se trata, mas se nem o testa de ferro ainda deu a cara, como poderão vocês inventar novas larachas e então é sempre do mesmo.
      Vocês cansam rapaziada. Quanto ao ser sócio efectivo, se se sente a mais deixe de o ser. É que ninguém o obriga, ou essa frase não tivesse água na boca "...". O problema é que as segundas intenções nas frases também se desmascaram, seu pau mandado. Com os três pontinhos e tudo.

      Luís Sardinha

      Eliminar
  3. O senhor acha elevação chamar estupidos às pessoas ?
    Tem razão o Benfica é um espaço para todos mas só nas ideias, a democracia não pode ser só quando dá jeitinho
    Jose Barão das Neves

    ResponderEliminar
  4. Só uma pergunta:

    Tambem vais andar a responder á abstenção? É que teve mais percentagem que este bruno.

    Deixa de perder tempo com gente menor!!!

    Quero é saber que é o candidato e qual o seu projecto, o bruno carvalho é um figurante, é a lebre mas de fraca qualidade. Aliás, até acho má estratégia que a pessoa que se vai candidatar o faça ao lado do bruno carvalho, tira-lhe logo muito crédito... Mas...

    ResponderEliminar
  5. Na mouche !!!

    Parabéns "O Inferno da Luz".

    ResponderEliminar
  6. Águia Preocupada02 agosto, 2012 18:07

    Começo pelo fim do seu texto.

    1 - É verdade. O Benfica é tão grande que alberga um pouco de tudo. Até um presidente adepto de clubes rivais e inimigos e que não desdenhou festejar derrotas do nosso clube ao lado do seu amigo corrupto. Dê-me exemplo de um presidente de qualquer clube que tenha agido desta forma?!

    2 - A Benfica TV é um espaço de liberdade. Não me diga que está mesmo a falar a sério?! Deve haver emissões especiais só para mim... Olhe eu, pelo facto de não concordar com Vieira, já mereci um menção "honrosa" quer na Benfica TV quer no Jornal! Isto é liberdade, sim senhor!

    3 - A Benfica TV não está ao serviço de ninguém. Não devia... Mas dizer uma coisa destas é querer fazer passar os benfiquistas por parvos... Você ouve mesmo o que lá se diz? Então aquilo não é um canal para defesa do Rei Sol?! Onde está o programa desses dois grandes benfiquistas Alberto Miguéis e António Melo "Em defesa do Benfica"? A partir do momento em que estes ilustres ousaram questionar o Querido Líder, foram de vela... Mas diz você que a Benfica TV está ao serviço do Benfica... Só contaram para você, né?!

    4 - O voto electrónico não pode ser questionado. Também acho e acredito na veracidade. Mas quem como eu esteve por dentro nas últimas eleições, não pode deixar de sentir alguma desconfiança. Aquilo foi mais um circo com situações algo obscuras e dúbias que outra coisa.

    Por aqui me fico. Com a certeza que continuarei a ser benfiquista apesar de ter como presidente um portista traidor (dos dois clubes) e a lutar pela mudança na tentativa de se encontrarem melhores alternativas e soluções para o meu clube.

    ResponderEliminar
  7. "5º Os estatutos do Benfica foram apresentados, debatidos e votados em Assembleia Geral (e, que eu saiba, não foi por voto electrónico!)."

    Numa AG (sempre foram à 6ª feira, desde que me lembro e há alguns anos antes do 25 de Abril!) marcada para o final de um dia de trabalho, a meio da semana, o que possibilita uma bem encanada plateia de 300 e poucos sócios, e cerca de 7500 votos,(situação que se repetiu na última) num universo de, digamos 120 000.

    As alterações aos estatutos, não foram debatidas, foram apresentadas como a 'salvação' do Benfica e induzida - até pela presença da Guarda Pretoriana - a sua aprovação.

    E a grande maioria de nós - estou convicto que até o taxista de QI=0 - sabe da razão de tais alterações...

    uma das quais e nem sequer das mais gravosas, transformar um sócio com 1/2 dúzia de anos de filiação, num votante de 50 influentes votos,(é claro que o voto electrónico, não tem nada a haver com isto, não é assim?!) desde que seja presidente de uma Casa do Benfica.

    Pedro, deve ser como diz : "A democracia é uma chatice!;"

    A cada 'brilhante' "novo ciclo" que se fecha, um outro ainda mais esplendoroso se seguirá.

    Há que não (deixar os crentes!) perder a fé!

    Abraço Glorioso

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro,

    Vi que há dias e ligado a este tema, escreveu que este é o "ano zero" para Vieira, mas reparei também que aqui há um ano escreveu um texto semelhante também a dizer que era o "ano zero". Pergunto-lhe, quantos anos zeros vamos ter? A cada época mal sucedida é um ano zero?

    Deixo aqui a pergunta...quem é que nas ultimas eleições prometeu o mandato desportivo, em que iam apostar no futebol e ganhar, não 1 mas 2 ou 3 campeonatos seguidos? Foi o Bruno Carvalho?

    E escusa de falar de árbitros...porque quem é que apoiou o sr. Fernando Gomes para a Liga e depois para a FPF, e quem é que apoiou o sr. Vitor Pereira para a arbitragem? Foi o Bruno Carvalho?

    O ciclo está a esgotar-se e quando morrer provávelmente acontecerá como na época de Vale e Azevedo...ninguém votou nele, ninguém o apoiou e toda a gente sabia que ele era um malandro...

    Já agora e antes de acabar, um dos criticados pelo sr. Vieira nas ultimas eleições pelo que consta agora foi convidado para integrar a lista de LFV. Então há 3 anos era um malandro e agora já serve para integrar a lista?

    ResponderEliminar
  9. A liberdade, em democracia, acaba onde começa a dos outros . E triste vai o Benfica quando a maior expressão de liberdade em democracia que existe não é permitida ; haver candidaturas .

    O maior argumento de manutenção do lugar do actual Presidente do Benfica é Vale e Azevedo ter existido um dia . E isso tem servido de desculpa que tudo se permita fazer em todos os documentos e órgaõs sociais e de comunicação do Benfica.

    Se o meu caro Pedro Fonseca se identifica com a B TV (sou incapaz de chamar Benfica aquilo que ali se passa) é porque defende um Benfica completamente diferente - sinais da grandeza do clube, por certo - daquele com o qual eu cresci : um clube com deferência institucional, democrático, natural, espontâneo, humilde, nacional e vitorioso, que o meu Pai me ensinou, e em que me revia.

    Se há coisa que devemos questionar na vida é porque será que somos os únicos a fazê-lo ? Será que inventámos mesmo ou outros não fizeram porque não fazia sentido ? O voto electrónico, a acontecer em simultâneo por todos os lugares do Mundo, impossibilita que o voto seja livre e independente . Será por acaso que em todas as democracias por esse mundo fora é precisamente através do voto em papel e do voto com antecedência por correio ("gozar" com o Pombo Correio é, pois, de uma total iliteracia democrática) que se votam as listas ? Existem razões para isso : em primeiro lugar, é preciso garantir a presença de membros de todas as listas nos locais de voto e porque apenas o voto físico é passível de ser recontado, um direito que assiste a qualquer lista candidata . Outra razão é a possibilidade de existência de "votos nulos" com mensagens escritas que são outra forma de liberdade e democracia.

    O Benfica era uma educação moral e social para as pessoas. Ainda é. Mas menos, sobretudo por causa de coisas como acabou de escrever e que tantos escrevem e dizem por aqui, por ali e na B TV.

    O maior risco é, porém, que, ao longo do tempo, deixará de ser mesmo se esquecermos toda a origem da nossa grandeza. Só o conhecimento da história pode mostrar a todos os benfiquistas que aquilo a que estamos a chegar é em tudo o inverso daquilo que é e fez o Glorioso. E se um dia demos exemplos de democracia ao país e ao mundo, hoje somos um pobre exemplo "dessa coisa muito chata" que precisa de regras claras para se fazer cumprir.

    Esteja em qualquer lugar do Mundo, serei sempre do Benfica. Irei sempre torcer por quem faz da luta pela vitória, pelo resultado positivo e por ser o melhor um bem-estar e uma indústria e algo que se desenvolve socialmente e não exclusivamente de forma empresarial. Nunca nos devemos esquecer que carregamos nas costas uma representação secular ímpar de esforço e de exemplo ao povo daquilo que é a luta contra as injustiças e que a única forma de as vencer, mesmo perdendo, é através do sangue, suor e lágrimas que deixamos. Foi sempre isso que nos fez grandes. Não é casual que, desde que decidimos imitar os outros nos maus exemplos, começámos a perder.

    Só termino dizendo: aprenda primeiro o que é o Benfica e o que é a democracia .
    E depois falamos com gosto sobre as duas coisas qualquer dia .

    Fernando Arrobas da Silva

    ResponderEliminar
  10. Gostaria muito que o meu comentário fosse publicado .

    Fernando Arrobas da Silva

    ResponderEliminar
  11. NOVO BLOG

    http://www.covildosidiotas.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...