segunda-feira, 9 de julho de 2012

O novo "ano zero"

Escrevi o texto abaixo em 23 de maio de 2011, num outro blog para o qual colaborei. Parece um texto datado, mas não é. Parece mais actual que nunca. Com eleições à porta, o início de época vai ser fundamental para Luís Filipe Vieira. Não que algum eventual adversário nas próximas eleições impeça o Presidente do Benfica de dormir tranquilo, mas porque Vieira já percebeu que vai iniciar um ciclo decisivo para a definição do seu reinado à frente do SL Benfica. Ou seja, será a partir de agora que os sócios do Benfica vão começar a consolidar as opiniões sobre a liderança de LFV. E, como em tudo, os portugueses são de extremos: Vieira pode vir a ser eleito o melhor Presidente de sempre do SL Benfica ou apenas mais um da galeria dos que se sentaram no cadeirão da Luz. Pode ser injusto? Certamente. Mas LFV sabe que a memória dos homens é curta e a dos adeptos muito mais.



O "ano zero" de Luís Filipe Vieira


Terminada a época desportiva é tempo de projectar a próxima época do Benfica. Para Luís Filipe Vieira, este é o seu "ano zero", aquele onde vai ter de se confrontar com uma verdadeira prova de fogo, depois de 10 anos de Benfica, 8 dos quais como Presidente.

Para Vieira chegou o momento da verdade. Não que não tenham existido épocas desportivas mais negras no passado, mas os benfiquistas pressentiam que Vieira tinha lançado mãos a uma obra hérculea, a de levantar o Benfica do chão depois dos tratos de polé de Vale e Azevedo.

A obra, cujo principal responsável é Vieira, aí está e deixou de poder ser utilizada como álibi para justificar os resultados desportivos. Acresce que, esta época foi má de mais. Os confrontos com o fc porto redundaram em derrotas humilhantes; a eliminação aos pés do Braga, na meia-final da Liga Europa é algo ainda inimaginável.

Vieira tem de recomeçar tudo de novo, com as eleições de Outubro de 2012 no horizonte. Começou bem, ao garantir Jesus para a próxima época e ao adoptar um discurso de auto-crítica e pacificador. Mas a divulgação dos nomes de Couceiro e, principalmente, Octávio Machado para um cargo que parece ser o de director-geral, não auguram nada de bom.

Vieira tem de se desmarcar rapidamente destes nomes, principalmente do de Octávio, cuja entrada na Luz já foi rejeitada em assembleia geral, no tempo de Artur Jorge. Octávio está ligada à pré-história do futebol português e os seus métodos não têm nada a ver com a cultura do Benfica.

A argúcia de Luís Filipe Vieira vai ser agora posta à prova. A forma como lidar com o "caso" Rui Costa; o nome que escolher para director-geral do futebol; ou a continuação de Coentrão (um jogador à volta do qual se tem de construir uma grande equipa) - vão marcar a época e a liderança de Luís Filipe Vieira.

O Presidente do Benfica já percebeu o erro histórico e estratégico cometido esta época com a insistência numa guerra de palavras com o fc porto. Ainda tem tempo e toda a margem de manobra para dar a volta por cima, mas não pode errar.

De uma forma mais ou menos detectável, as movimentações nos bastidores já vão agitando o universo benfiquista e Outubro de 2012 não vem longe.

3 comentários:

  1. 10 anos de Liderança e os últimos 2 anos são "anos zero?" - anos de começar de início, do agora é que vai ser, agora é que se vai ver?

    Pensa mesmo isto que escreveu?

    ResponderEliminar
  2. O que é vale é que para o senhor Fonseca andamos sempre em ano zero. Há já dez anos que é assim. Bravo.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que não se fartou de perder. Mais 4 anos sem ir ao Jamor. YES!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...