terça-feira, 7 de junho de 2011

Benfiquislândia

Desde 2002, a Islândia apostou num trabalho de base que hoje está a obter óptimos resultados. Veja-se a conquista da qualificação para a fase final do Europeu sub-21, onde Portugal não estará presente. Os comandados de Sverisson, imagine-se, eliminaram os alemães da fase final. E recentemente foram a Inglaterra, num jogo amigável, ganhar por 2-1.

Em Portugal, olha-se com alguma desconfiança para este surto de desenvolvimento nórdico. E os clubes ditos “grandes” deveriam olhar com particular atenção. A liga islandesa não é muito competitiva, mas as suas estruturas de base estão bem preparadas. Veja-se, por exemplo, o facto de todos(sem excepção) os técnicos terem curso de treinador UEFA nível B. Ou seja, não se trabalha à toa, não se trabalha com carolice.

Mais do que uma oportunidade para disputarem campeonatos mais competitivos, a entrada na liga portuguesa de jogadores da Islândia pode ser vista como um potencial bom negócio. Veja-se o que está a acontecer com Gudmundsson (Az Alkmaar, da Holanda) disputado por clubes ingleses de topo, bem como Birkir Bjarnason (Viking, da Noruega). A entrada em Inglaterra é vista pelo jovem islandês como objectivo principal, mas os clubes de “Sua Majestade” preferem testa-los em ligas menos competitivas, a fim de aquilatar o seu potencial.

Seria de pensar uma aproximação de clubes como o Benfica a estes mercados. A liga portuguesa, não estando ao nível competitivo que a inglesa, pode representar uma estrutura competitiva mais convidativa que campeonatos da Dinamarca, Noruega ou mesmo Holanda. Depois, um problema agradável: a rentabilização do activo, ou mesmo o aproveitamento ao nível sénior, quem sabe?

Para além da aproximação à Federação Islandesa, existe o maior clube islandês – o Akranes – responsável por grande parte da formação destes jovens. Muitos deles já com carreiras firmadas em Inglaterra: são os casos de Emillson (Liverpool), Gunnarsson (Coventry) e Sightorsson (Newcastle). Circunstâncias mais do que suficientes para um olhar atento, e uma primeira tomada de pulso.


Gil Nunes

Colaborador de "O Jogo"
Colunista do site Academia de Talentos
Ex-elemento da prospecção do SL Benfica

2 comentários:

  1. estamos a ficar como o nosso rival, a importar gente do norte......
    que o sporting contrate domingos é la com os lagartos, agora estarmos a incorporar gente de um jornal faccioso nao percebo....

    veremos se o blog mantem a qualidade!

    abraços

    ResponderEliminar
  2. HEI.....SAKANAGEM....AINDA NÃO ME CAÇARAM?

    www.sakanagem69.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...