domingo, 10 de outubro de 2010

Um acto falhado

A RTPN, segundo notícias vindas a público, dispensou Rui Moreira, adepto do fc porto e comentador do programa desportivo "Trio d´Ataque". A notícia é surpreendente e a decisão é histórica e corajosa. As causas são, ao que sabemos, públicas. Rui Moreira, por quem tenho estima pessoal, abandonou o último programa de forma inusitada e inesperada, durante a intervenção de António-Pedro Vasconcelos.
O cineasta e comentador afecto ao Benfica, referia-se, na ocasião, às novas escutas do processo "Apito Dourado/Apito Final", dadas a conhecer no Youtube, em que se ouviam conversas comprometedoras para a transparência do futebol português em que intervinham Pinto da Costa, Pinto de Sousa, António Araújo, Valentim Loureiro, António Garrido, Antero Henrique, entre outras "personagens".
De forma brusca e intempestiva, Moreira abandonou o estúdio (embora esquecendo-se dos óculos em cima da mesa), deixando abananados Hugo Gilberto, moderador, e Rui Oliveira e Costa, o comentador sportinguista, mas não perturbando A-PV que continuou a falar, em termos moderados e civilizados sobre um assunto do maior interesse público.
Face à decisão da RTPN, julgo que Rui Moreira calculou mal as consequências do seu "protesto", talvez pensando que a estação de televisão pública não se "atreveria" a ir tão longe. Se esta decisão fizer escola, então Santana Lopes tem de ponderar bem uma réplica do seu abandono do estúdio da SIC N, depois de ter sido "interrompido" por José Mourinho.
O fc porto já veio dizer que não indica nem apoiará um qualquer representante que substitua Moreira, dando a entender que este era uma espécie de correia de transmissão (o que, justiça lhe seja feita, estava longe de ser verdade).
O que quer dizer que quem se sentar na cadeira antes ocupada por Rui Moreira não terá o beneplácito do "dragão" e ficará entregue a si mesmo. Dando por adquirido que alguém furará o boicote "azul e branco"decretado ao Trio d´Ataque, falta saber em quem recairá a escolha. (Aposto em Miguel Guedes, líder dos Blind Zero e comentador da Antena Um).
A lição a tirar deste episódio é só uma: quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele, pode acontecer que fique a uivar sozinho no deserto.

5 comentários:

  1. permita-me duas correcções:

    1) o abandono não foi inusitado mas avisado (e muito repetidamente);
    2) não vi ninguém atrapalhado no estúdio (descontado, claro, a cara de "babaca" habitual do cineasta;

    da bondade da discussão sobre as escutas do roupão podia citar o grande e saudoso Vale e Azevedo: "em Portugal não confio na Justiça". continuem a seguir-lhe os passos.

    ResponderEliminar
  2. Então não á escutas do Vieira
    ? se são tão Honestos porque não dão a conhecer todas as escutas;não convem.Póis,Póis

    ResponderEliminar
  3. Pensava que o dito cujo é que tinha tomado a iniciativa e desistido e não convidado a ir embora...

    ResponderEliminar
  4. Éh páh, eu sou um ladrão mas só aceito alguma condenação se investigarem todos os cidadãos...

    Lógica de merda essa dos corruptos!

    Olha, quem quer que venha a substituir o comerciante não terá qualquer apoio da parte do clube da corrupção, como não tiveram Fernando Gomes para a Liga e não terá Vítor Baía para a FPF...

    Vocês sabem do quê que estou a falar...

    ResponderEliminar
  5. O Dr Rui Moreira que percebe muito de aeroportos, de bola e mais não sei quê, se calhar foi avisado pelos seus consócios da associação do comercio, que não seria muito conveniente estar sistemáticamente a defender práticas corruptas, é que existem muitas, mas mesmo muitas pessoas Portistas e de outros quadrantes clubisticos que não se reveem nestas práticas, daí o tal abandono bem pensado, quanto a mim foi o que ele fez melhor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...