domingo, 23 de maio de 2010

Jesus e Mou

Jorge Jesus deu uma entrevista histórica ao jornal “A Bola”. Ontem, no dia em que Mourinho leva o Inter de Milão ao título europeu 45 anos depois, Jesus afirma que vai vencer a “Champions”, “dê por onde der”, e acrescenta que “acredita” que esse objectivo seja atingido à frente do Benfica.
Nunca um treinador do Benfica foi tão afirmativo e peremptório, desde que Bella Guttmann, o mago húngaro, ascendeu à condição de mito depois de ter sido bi-campeão europeu com o Benfica.
Diz a lenda que Guttmann terá dito que sem ele o Benfica nunca mais seria campeão europeu. Pelos vistos, Jesus, que até é supersticioso e místico, não acredita muito em profecias, mesmo que elas perdurem há 48 anos.
O certo é que Jorge Jesus colocou, talvez nunca como hoje, a conquista da “Champions” na agenda desportiva imediata do Sport Lisboa e Benfica. Quando começar a nova época, com uma equipa mais forte do que a da última época em que foi campeão, os benfiquistas vão recordar esta entrevista de Jesus.
Não para lhe atiraram à cara a promessa, se for caso disso, mas para alimentar um sonho que tem quase meio século, e que Jesus, com uma simples frase, colocou no imaginário dos milhões de benfiquistas.
Pode ser que a profecia de Guttmann tenha os dias contados…

4 comentários:

  1. para um clube como o benfica eu já na época passada nao entendi que a liga europa nao estivesse em primeiro lugar.
    para um clube como o benfica as participacoes em competicoes europeias sempre têm que ser para seguir em frente. um clube com uma história como o benfica nao se pode ficar por titulos nacionais.
    nao quero ser injusto, mas em portugal há poucos clubes que sao capazes de no fazer problemas no campeonato.
    por isso agrada me o que disse jesus. finalmente um treinador que traca uma meta que é mesmo algo que é digno do benfica.
    forca benfica, forca jesus traz nos o caneco!

    ResponderEliminar
  2. Já tás cus copos, já tás cus copos!

    ResponderEliminar
  3. Eu, se pudesse actuar por todos os Benfiquistas, por agora só consigo por mim, iam tratando de 'desenDeusar' o Jorge Jesus.

    Agradecer-lhe, hoje, amanhã e sempre, tudo o que fez ou faça no Benfica, de uma forma moderada até porque ganha bem para isso, mas ia-o tirando do pedestal.

    O Benfica centralizado seja em quem for, muito menos num treinador que nem sequer é adepto do clube, é um erro e completamente indesejável.

    Não me entenda mal... Admiro o homem e fui desde o início seu apoiante e da sua contratação. Só que, como é evidente a quem tenha dois palmos de testa, na primeira oportunidade que lhe surja, daquelas minimamente a sério, põe-se na alheta e tá-se a cagar para o Benfica.

    Não se esqueça(m) nunca disto.
    O Benfica é eterno. DEusébio também. O resto é passageiro e efémero.

    Cumprimentos,
    Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com alguns comentários já expressos de que não devemos colocar já o JJ no pedestal. É que esta época fez um excelente trabalho, colocou o Benfica a jogar a Benfica, voltou a levantar a moral desta nação benfiquista bem necessitada de titulos, mas vamos tentar mantermo-nos humildes, pois foi assim que o meu avó me passou, na minha infância, os feitos do nosso Glorioso, na altura que eu ainda não passava de um projecto.
    Devemos ter em mente que para o ano vai ser ainda mais dificil do que foi este ano, eles andam aí e não vão perder qualquer oportunidade para nos deitar abaixo. Na próxima época, se os nosso adversários sempre se unem contra nós, será ainda pior e a Champions, vamos devagar, devemos manter a estrutura que temos, reforça-la se possível e com estabilidade e segurança atacá-la quando toda a comunidade Benfiquista saiba que podemos ser campeões sem ter que descurar qualquer outra competicão.
    Até porque estou à espera para ver se o calendário da próxima época será tão favorável ao representante na Champions como foi este ano...especialmente construído para.....
    Saudações Benfiquistas e votos de muito sucesso para o Blog

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...