segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Jesus desconhecido

Jorge Jesus vai ter de mostrar por estes dias no Benfica uma faceta até agora desconhecida. Toda a gente conhece o treinador “mestre da táctica”; o homem que respira futebol 24 horas por dia; o estudioso que cataloga todos os treinos e os organiza em dossiers, desde há 20 anos; o treinador que conhece como ninguém o futebol português. Este é o Jorge Jesus que o país inteiro conhece.

Mas o Benfica vai precisar, também, do Jorge Jesus mais desconhecido. O homem que ralha com os jogadores mas que também é capaz de os ouvir, de os apoiar, de os elogiar; o treinador que é capaz de criticar um jogador, mas que nunca o fará em público; o líder que será sempre solidário com os seus atletas; o treinador que colocará sempre nos ombros dos jogadores o sucesso e no seu o insucesso; o treinador que terá sempre palavras de ânimo para os jogadores e terá tempo e paciência para ter conversas personalizadas com cada um deles.

Este Jorge Jesus existe, é real, e define-o como um treinador e um homem completo. Este Jorge Jesus vai estar à prova na escolha do titular da baliza do Benfica – pelo que se viu na Luz no sábado, com Quim, Jesus está a provar, mais uma vez, a sua competência.

Mas também na escolha dos laterais, Jesus vai ter de ser mais do que um “mestre da táctica”, um “mestre da psicologia”. Se tudo continuar a correr bem, como está com a baliza, Jesus vai ganhar também aqui.

3 comentários:

  1. excelente texto, com o qual estou de acordo.
    Até porque segundo os relatos de ex-jogadores, Jesus é mesmo isso, capaz de um enorme raspanete e depois na intimidade, justificar com um grande abraço, porque estava a ajudar esse jogador a cescer.
    Sei que não tem nada a ver com o post, mas gostaria de contar com a tua contribuição, que desde já agradeço:
    resolvi mudar o nome do blogue, porque julgo que já não faz sentido, tal o caminho que levou e para tal, como justa homenagem aos meus visitantes, gostaria do vosso contributo para a atribuição de um outro nome ao Blog. Para tal, deixo vários títulos possíveis à vossa consideração, num painel lateral, no qual agradecia que deixassem o vosso voto, para a eleição do novo nome do meu espaço.

    ResponderEliminar
  2. O post é exelente, só falha no final quando dizes, que o Jesus dando a titularidade a Quim está a demonstrar a sua competência,eu acho que não é por aí, porque se assim fosse já estava a ser incompetente porque Moreira como guarda-redes é muito mais completo do que Quim, precisa é de jogos para ganhar rotinas e o Quim já não passa disto!!!!
    Saudações!!!!

    ResponderEliminar
  3. Tive a honra de trabalhar de perto, salvo as devidas distâncias, com JJ no Belém. E ele é isso, mas muito mais. Nunca conheci outro treinador com tal capacidade de trabalho e paixão pelo mesmo. Finalmente, acho que vocês benfiquistas são unanimes, não é ilusão de pré-temporada, há mesmo algo diferente. Para mim o jogo com o Shaktar definiu logo isso: o 1º do Benfas, o último dos ucrânianos. E aos 90 minutos ainda havia pressão.

    A duvida era a capacidade de JJ trabalhar com estrelas. Até agora não parece haver problemas e duvido que haja. A inteligência não se mede em escolaridade ou eloquência. Mede-se em competência. Como eu já lhe disse, para mal dos meus pecados, este ano tenho de torcer um bocadinho pelo Benfas. :)

    Escolheram bem. Muito bem. Parabéns.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...