sábado, 23 de maio de 2009

É tempo de emalar a trouxa e zarpar

Benfica – 3; Belenenses – 1 (30ª e última jornada da Liga). De novo 3-1, após idêntico resultado na jornada anterior em Braga. Seis golos marcados e dois sofridos nestas duas últimas jornadas. Desta vez, na Luz, contra o Belenenses, a diferença esteve no facto da equipa ter entrado a perder, ao contrário de Braga.

A nota principal foi que os adeptos, mais uma vez, marcaram presença. Quase 31 mil na Luz, num jogo que já nada acrescentava à classificação final.

Ainda não é a altura de fazer o balanço, mas fica esta nota: o Benfica perdeu 7 pontos com as duas equipas que foram despromovidas: Belenenses e Trofense. Hoje, Quique fez regressar Maxi ao seu lugar durante toda a época (em Braga o uruguaio começou como médio defensivo), e que jogão fez!!!

A linha defensiva não teve surpresas, com Luisão no lugar de Miguel Vítor; o meio-campo viu regressar Carlos Martins, em detrimento de Ruben Amorim, castigado; e Urreta substituiu Reyes; e apareceu, de novo, Pablo Aimar, no apoio a Óscar Cardozo.

Aliás, uma das principais curiosidades deste jogo era saber se Tacuara conseguia o seu primeiro hat-trick, ascendendo assim à liderança da Bola de Prata e alimentado a esperança de poder suceder a Rui Águas como vencedor benfiquista do troféu, já lá vão 14 anos.

O que se pode dizer sobre este aspecto é que a equipa falhou rotundamente. Não por culpa de Cardozo, que ainda na primeira parte, e com o Belenenses a jogar com 11, deu o melhor seguimento a um cruzamento perfeito de Maxi Pereira. Também não foi por culpa dos alas, Urreta na direita e Di Maria na esquerda, que conjuntamente com Jorge Ribeiro, tentaram, através de centros atrás de centros, municiar, embora nem sempre da melhor maneira, Óscar Cardozo.

O problema centrou-se, mais uma vez, na lentidão com que o Benfica processou o seu jogo. Mesmo a jogar contra 10, depois da justa expulsão de Saulo por agressão a Di Maria, o Benfica foi incapaz de jogar mais rápido e fazer mais golos.

É incompreensível, nesta situação a manutenção de um duplo pivot no meio-campo (Katsouranis/Carlos Martins; Katsouranis/Fellipe Bastos). Como foi incompreensível a entrada tardia de Pedro Mantorras para o lugar de Aimar, quando há muito se percebia que o argentino estava fora do jogo, sem força física e sem força mental.

Um palavra para sublinhar mais um golão de Mantorras. Que o próximo treinador do Benfica saiba aproveitar melhor todas as potencialidades do fantástico goleador angolano, que mesmo com algumas limitações merece muito mais.

Quique despediu-se da Luz? O seu comportamento final leva a crer que sim. O treinador espanhol que, quando chegou à Luz disse que o seu modelo era Mourinho, fez questão de pedir aos adeptos que levantassem a cabeça, mimetizando a atitude do treinador português dirigindo-se aos adeptos do Chelsea, depois de uma derrota.

Caiu o pano sobre a Liga. Os próximos dias são de balanço e de reflexão. Esta época trouxe muitos ensinamentos e muitas lições. Há erros que não se podem cometer no futuro. Foto em www.slbenfica.pt

Ficha do jogo

Benfica – 3; Belenenses – 1

Estádio da Luz (Lisboa)

Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)

Benfica: Moreira; Maxi, Sidnei, Luisão e Jorge Ribeiro; Katsouranis, Carlos Martins, Di Maria, Urreta; Aimar, Cardozo.

Golos: Cardozo, Fellipe Bastos, Mantorras

1 comentário:

  1. esquece o mantorras de uma vez.

    ele nao joga, nao é falta de fe do treinador. ele esta acabado fisicamente.

    viste como coxeou varias vezes em 15 minutos em campo?

    como teve que acertar a perna para saltar sobre o placard ao festejar o golo?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...