quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um discurso natural

Luís Filipe Vieira fez o que tinha a fazer. O que qualquer líder que se preze tem de fazer: unir. A seis jogos do final do campeonato, a 4 pontos do segundo lugar (em situação de igualdade com o Sporting, o Benfica é 2º), o tempo é de união e não de divisão; é de estabilidade e não de instabilidade; é de remar para o mesmo lado e não de cada um pedalar a sua bicicleta.
A conferência de imprensa do Presidente do Benfica ganha toda a naturalidade a esta luz. A questão põe-se para o “day after”, ou seja, para o final do campeonato. Se o clube conseguir alcançar o 2º lugar, alarga-se a margem de manobra de Quique Flores e de Rui Costa; se, pelo contrário, nem este objectivo for alcançado, a história será outra.
Só os que vivem obcecados com a bola que entra ou não na baliza podem estranhar o discurso de ontem do líder da Luz. Claro que todos queremos vitórias e ninguém as quer mais (até porque é ele que será julgado pelos sócios) do que Luís Filipe Vieira.
A questão que se põe não é, porém, essa. A questão é: pode o Benfica hipotecar um futuro consolidado à custa de uma efémera vitória? A resposta é: não, não pode. Se quisesse ser populista, como muitas vezes é acusado, Vieira tinha uma fórmula fácil, prometendo todas as vitórias e todos os amanhãs que cantam.
O pragmatismo de um homem que sabe que é mais fácil destruir que construir leva-o, às vezes, a incorrer em involuntários lapsos linguísticos, como o de dizer que “a Liga dos Campeões não conta para a estratégia futura”.
O que Vieira queria dizer era que o Benfica é hoje o único clube português que se pode dar ao luxo de não hipotecar os dedos e os anéis mesmo que fique fora da “Champions”. Agora, claro que a Liga dos Campeões conta e muito.
Foi por ela, mas também pelo título, que Vieira não desdenhou fazer um investimento grande na equipa de futebol. É por ela, mas também pelo título, que os adeptos suspiram. É por ela que a esperança no 2º lugar esta época não morre.
Até final de Maio, o discurso tem de ser este. Aos que o acusam de se “esconder” atrás de Rui Costa, Vieira reage dando a cara e respondendo a tudo. O problema é saber se vamos ter um Maio florido… ou não!

2 comentários:

  1. Com certeza que sim.
    Temos de acreditar.

    Benfica sempre.

    RalfSLB4ever

    ResponderEliminar
  2. Mais nada , SEMPRE BENFICA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...