terça-feira, 28 de abril de 2009

Os imortais



Não há clubes imortais, disse, recentemente, um ilustre sportinguista preocupado com o futuro do seu clube. Não há, mas devia haver, digo eu. Não me refiro, claro, ao sporting, mas a outros clubes que povoaram a minha infância e a minha adolescência e hoje são sombras do passado.
A vida dos clubes é como a vida das pessoas. Com altos e baixos. Domingo, um dia após o 25 de Abril, o velho salgueiral iniciou o regresso do inferno das divisões distritais. O primeiro passo está dado.
Em sentido inverso parece caminhar o histórico Barreirense, cuja existência está posta em causa. O mítico estádio D. Manuel de Mello já se foi e o clube agonia na 3ª divisão.
O Salgueiros e o Barreirense são “irmãos” do meu Benfica. O primeiro sempre foi conhecido como o “Benfica do Norte” e o segundo foi o principal alfobre de talentos que depois foram ídolos na Luz, como Arsénio, José Augusto, Bento, Frederico, Carlos Manuel, Nelinho e Chalana.
Clubes como o Salgueiros, o Barreirense, mas também a CUF, o Atlético, o Oriental, deviam ser imortais. Porque nos devolvem as memórias de um futebol livre, saudável, inocente, mas de raça e de talento.
Um futebol mais puro. Como as gaivotas.

8 comentários:

  1. Grande Salgueiros, é o meu segundo clube.
    Espero que regresse mas sempre com a espinha bem direita sem se curvar aos corruptos nem q para isoo joguemos nos distritais.
    Viva o Benfica e o Salgueiros.

    ResponderEliminar
  2. Brilhante texto. Um problema que se estende mais ao Sul do que ao Norte. Por que será?

    ResponderEliminar
  3. Os 2 clubes do meu coração o Glorioso Benfica e o meu Benfica da cidade do Porto, o Salgueiros!!!


    O Salgueiros ainda está vivo!!

    http://scsalgueiros08.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. pois é. slb o clube da gaivota.

    ResponderEliminar
  5. Penso ser este o blog da pessa que esteve hoje num programa da BenficaTV, certo?

    É mais um "cantinho" para os Benfiquistas. Projecto recnte (sensivelmente 2 meses)

    http://clabenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Não tenho nada contra o facto de apreciares o meu clube, mas chamares ao meu Salgueiros de "Benfica do norte"?. Nunca na minha vida ouvi isso e sou salgueirista desde que me conheço.
    Desde quando somos alguma réplica de uma treta de clube de Lisboa? Porra, até me dá volta ao estômago ver isso.

    O Salgueiros é o Salgueiros, e é dos salgueiristas, não é de lampiões frustrados por viverem a 300 km da mouraria.

    E aqueles que se dizem salgueiristas e andam a por aí a chamar glorioso ao lampioes fc deviam ter vergonha na cara.
    Não precisamos de andrades, lampioes ou lagartos encobertos. O Salgueiros é dos salgueiristas.

    ResponderEliminar
  7. É uma situação chocante.
    Particularmente o caso do Barreirense custa-me a aceitar.
    Embora não seja natural do Barreiro, vicissitudes da vida levaram-me a viver alguns anos a 200 metros do Estádio D.Manuel de Mello (bem no centro da cidade), onde vi muitos jogos, já não da I divisão, mas da II.
    As assistências eram boas, e os adeptos aguerridos.
    Ganhei uma certa simpatia pelo clube, até porque vestia de vermelho e branco e o rival da cidade equipava de verde.

    Custa-me a perceber como foi possível chegar onde está.

    ResponderEliminar
  8. Caso não saibas foi com ajuda do salgueiros que o Deco foi para o Porto. Fizeram a panelinha. Na altura já andavam enamorados há mto tempo, como agora andam outros...
    Por mim estão bem onde estão. Foi no que deu andar próximo dos corruptos, veja-se também o Boavista e o caminho que leva o Leiria. Todos os 3 têm em comum o facto de nos ultimos anos terem andado próximos do clube dos porcos.
    E ou muito me engano ou mais irão nos proximos tempos.

    Qto ao Barreirense (clube de concelho meu vizinho) não sei a historia do seu "desaparecimento."

    ORGULHOSAMENTE E APENAS BENFIQUISTA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...