sexta-feira, 24 de abril de 2009

Jamor sempre !

Talvez contagiado pelo assinalar da data – 22 de Abril de 1982, dia da subida de Pinto da Costa ao poder no fc porto – Jesualdo Ferreira quis recuperar um dos cavalos de Tróia do líder portista contra o Sul: a mudança do local da final da Taça de Portugal.

Numa das suas mais célebres “ironias do costume”, Pinto da Costa costumava identificar o Estádio do Jamor (Estádio Nacional), como “Estádio Municipal de Oeiras”. Cada vez que pressentia um poder mais frágil a Sul, fosse nos clubes, fosse na Federação, Pinto da Costa agitava a reivindicação da mudança do palco da final da Taça.

Nem sempre foi bem sucedido, mas muitas vezes conseguiu retirar a final da Taça do seu palco mítico, o Jamor, onde se realiza a verdadeira festa do futebol. Na memória de todos deve estar ainda a célebre guerra que moveu à Federação para que a final da Taça de 1983, contra o Benfica, fosse disputada nas Antas.

Pinto da Costa venceu o braço de ferro contra o então líder federativo, mas, ironia do destino, foi o Benfica que ergueu a Taça, tendo derrotado o fc porto, nas Antas, por 1-0, com um golo de Carlos Manuel.

Lembro-me como se fosse hoje de uma das mais inspiradas afirmações do nº 6 do Benfica: “Nós jogamos nem que seja no quintal do senhor Pinto da Costa”.

Também Jesualdo queria, agora, disputar a final da Taça contra o Paços de Ferreira fora do Jamor, sugerindo que fosse num estádio do Norte. Argumentou o treinador do fc porto que tratando-se de dois clubes do Norte, e em tempo de crise, devia-se marcar o jogo para mais próximo da residência de portistas e pacenses.

Não contava Jesualdo com a reacção do presidente do Paços de Ferreira. “A festa da Taça é no Jamor e é lá que nós queremos vivê-la”, disse o líder pacense. Nem mais, a final da Taça deve ser sempre no Estádio do Jamor.

Há alturas em que mais vale estar calado, não é Jesualdo?

4 comentários:

  1. Eu sou muito novinho nestas andanças da historia do futebol (tenho 16 anos).
    Desde que me lembro de existir que quando me falam da Taça de Portugal, mais que um jogo eu recordo um clima de festa, no Jamor. As pessoas a comer as bifanas nas rolotes, a fazer piqueniques nos parques circundantes.
    Isto é a festa do futebol, Jamor!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pedro grande post aliás essa final nas Antas é uma das nossas maiores vitorias contra a o compradio, os interesses que já o sr. Bimbo estava a desenvolver nas esferas do futebol e com a complaciencia do Fernando Martins.
    Foi uma resposta á benfica como o Carlão bem disse e demostrou.

    P.S- Vi na 5ª feira a sua aparição na nossa TV em que esteve muito bem por isso os meus parabens

    ResponderEliminar
  3. Epá ó PF, você é mesmo obcecado. Agora tenta a subtileza de nos reduzir a letras minúsculas.

    Estou tão triste por isso... e por vocês estarem a sete pontos!

    Viva Vieira! Vieira para sempre!

    ResponderEliminar
  4. Uma resposta à Benfica de um grande Benfiquista!
    Quem me dera ver hoje essa atitude dentro e fora do campo...
    A final da taça no Jamor sempre foi para mim a festa mais bonita do futebol português e muitas saudades tenho de a viver com o nosso Benfica.
    Grande Post!

    Abraço
    M.A

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...