quarta-feira, 8 de abril de 2009

Descubra as diferenças

O que se passou ontem em Old Trafford tem apenas um nome: profissionalismo. É isso que distingue o FC Porto do Benfica. No primeiro, jogadores, equipa técnica e dirigentes vivem 24 horas para o clube. No Benfica (e no Sporting, também), servem-se do clube, não servem o clube.

No FC Porto, os protagonistas são os jogadores. No Benfica, são meros funcionários. No FC Porto, os jogadores são pagos a peso de ouro, a tempo e horas, e portanto exige-se-lhes uma completa disponibilidade para o trabalho, 100% de empenho, total concentração no essencial – os jogos.

No Benfica, os jogadores são pagos a peso de ouro, a tempo e horas, mas o nível de exigência é muito diminuto. Passam a vida em apresentações de produtos, em visitas a escolas – de noite e de dia.

O Benfica tem jogadores e plantel para fazer o que o FC Porto fez ontem Manchester. O problema é que os jogadores do FC Porto “quiseram” ser heróis de Manchester, os jogadores do Benfica não se sabe o que querem. A isso chama-se falta de liderança.

Quique não é um líder. É um jovem turco que tem um discurso atractivo mas pouco conteúdo. No FC Porto há um plano e uma estratégia. C. Rodriguez, tanto criticado no início da época, é um jogador completamente integrado e a mostrar todo o seu talento. E é também um homem diferente, como o comprova o corte de cabelo – são ingénuos os que pensarem que isso é um pormenor irrelevante.

Mariano, apesar de ser diariamente crucificado na imprensa, não foi deixado sozinho, foi acompanhado, apoiado e estimulado – veja-se o resultado. No Benfica, os jogadores mal sabem os nomes uns dos outros – apenas estão disponíveis para o clube (quando estão) as duas horas de treino (quando são duas horas).

Chama-se a isto espírito de grupo e solidariedade de grupo. No FC Porto existe, no Benfica, nem em sonhos.

Será que isto tem de ser assim? Será que o Benfica tem de ser assim? Será que não há volta a dar a esta cultura de clube? Por mim, não me conformo. Como me dizia ontem um grande benfiquista, bem situado na superestrutura do clube, “o que mais custa é ir ao café e ao restaurante ser gozado e ouvir piadas”.

Não me conformo de não ter visto ontem o Benfica em Old Trafford. Quero ver as nossas camisolas em Anfield Road e em Camp Nou, no Santiago Bernabéu e em S. Siro, em Stamford Bridge e no Olímpico de Munique. A jogar para ganhar. É essa a nossa história e o nosso destino.

16 comentários:

  1. Nunca pensei ler do autor um comentário tão verdadeiro sobre o seu clube. Sobre os estádios europeus não fique triste, tem sempre a Reboleira, o Estádio dos Arcos, o Municipal de Coimbra, o Estádio do Bonfim, o Estádio do Restelo, o 1.º de Maio, o Afonso Henriques, etc., e sempre com todo o apoio do pessoal da arbitragem.

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro fico admirado com as suas reações nos ultimos tempos depois de no Novo Benfica defender e bem o verdadeiro Benfica.
    Já vi que é dos tais que quer voltar a mudar de teinador como se isso fosse o problema do clube e do seu futebol. Quique é verdade tem-me desiludido muito mas por 1 vez gostava que um tecnico, um projecto do nosso Rui dura-se 2/3 anos com estabilidade e depois sim veriamos o que acontecia. Já o disse isso é mais importante que este ano ser Campeão.
    O problema é que isso é impossivel por diversos factores a começar pela imprensa avencada do clube Corrupto (controlada pelos Oliveirinhas) que quer isso mesmo sangue, despedimentos, mudanças todos os anos de plantel com os beneficios de quem?... E os benfiquistas (a sua maioria) vai na conversa. O filme está há mais de 15 anos em exibição.

    P.S- Caro Pedro o que ontem se viu no Old Trafford vi eu em 2006 na Luz o nosso Glorioso eliminar o mesmo Manchester, vi o mesmo Glorioso a ganhar em Anfield Road ao Campeão Europeu e sem os espalhfato de Freitas Lobos e outros ou já se esqueceu

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro
    Não fale só mal continuamente do treinador. Isto está assim não é só este ano mas sim nos últimos anos com diversos treinadores e apenas um dominador comum, O PRESIDENTE. Está na hora de também atirar algumas pedras a Luis Filipe Vieira.

    ResponderEliminar
  4. ...Pois é...eu também queria muita coisa,mas...

    A propósito, o arbitro de ontem ,de Madrid,de Kiev e Istambul também foram comprados,ou só no campeonato portugues onde temos muitas dificuldades?

    A caravana passa,e os caes ladram!

    ResponderEliminar
  5. Se nao fosses parvo o que gostarias de ser?

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente mas infelizmente ainda se mete a culpa no sistema.
    Enquanto este pensamento andar no ar, inclusive na Direção do clube não vamos a lado nenhum.
    Camacho o disse quando saiu que não tinha a capacidade de mudar alguma coisa no clube, penso que quique também não.
    Pode ser que o meu sonho de vários anos se concretize HUMBERTO COELHO...

    ResponderEliminar
  7. e para os veres tens de não cometer erros do passado: comparações extemporâneas; pedir cabeças antes do final da temporada; colocar em causa tudo e todos...

    http://footballdependent.blogspot.com/2009/04/carta-aberta-todos-os-verdadeiros.html

    tiago pinto

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro
    Muito me admira a forma como deu uma volta de 180º ao seu discurso.
    Não me diga que está a sofrer pressões do seu amigo, e não consegue dizer que não.
    Sabe, na vida temos de fazer opções, e que muitas vezes são dolorosas de mais,mas, vale mais uma opção mal tomada do que não tomar opção nenhuma.
    Mas meu caro amigo, o seu discurso passou a ser obtuso e confuso, porém continuo a acreditar no seu BENFIQUISMO e quero crer que isto será uma onda passageira.
    Abraço
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. E quando o Benfica assim fôr (e quiça o Sporting, mas não vejo jeito para estes) não se falará na palhaçado do apito dourado, mas sim da maior potência futebolistica europeia em futebol, com dois clube sempre ao mais alto nível.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro:
    Antes de mais deixe-me dizer-lhe que sou portista.
    E gostei imenso de ler o que escreveu. De facto, muito mais que envelopes, Carolinas, Apitos Dourados e outras coisas (que acredito que existam, mas em TODOS os clubes) o meu amigo descreveu com enorme exactidão o que é que na realidade distingue os nossos 2 clubes. Esta sua reflexão deveria ser lida pelo seu presidente.
    No entanto é muito mais fácil justificar os insucessos internos atacando o adversário.
    Eu gostava que o Benfica, o Sporting, os outros clubes fossem mais organizados, mais fortes, para termos um campeonato mais forte e mais atractivo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. o meu queres o quê ! ser um palhaço no zoo ,ou um bombeiro na maia ,vai-te encher de moscas pois estrume tens que te chegue na cabeça .

    ResponderEliminar
  12. Essa é só uma opinião! é tua, porque acredito ser melhor falar agora do que chorar depois…

    Ja agora como e dificil dizer estas coisas todas NÃO QUERES AVANÇAR para o teu sim TEU clube como ILUMINADO e gente de olhão COMO se os se os se ,chegassem ! olha a tua volta abre os olhos ,se firme na dfesa do teu CLUBE pois de contrario vais ficar a falar sozinho neste DESERTO de CORRUPTOS de MAFIOSOS de ladõres E BANDIDOS deste nojo que se chama portugal com letra pequena ..
    Não e possivel abrir os olhos a estas gentes ! sem ver o POLVO montado a sua volta !

    QUERES VER COM OLHOS DE VER !

    O ARSENAL EMPATOU COM O VILA REAL nos ultimos minutos !

    os pasquins da (controlinveste)é não só ! o jogador tal do arsenal salvou o arsenal da derrota ..


    POIS, quem salvou da derrota os CORRUPTOS de cedofeita nos ultimos minutos. OU !


    Chegaram os herois ! e empataram o jogo ! se ganhassem eram logo titulados de CAMPEÕES , NÃO ....


    aguiaR...........

    o RESTO FICA PARA TI ...

    ResponderEliminar
  13. muito me deziludiu o autor deste blog com este post...
    comparar o grande benfica com um clube de corruptos?
    o fcporto tem sido levado às costas na liga portuguesa e na europa ganhou no grupo porque as equipas eram fracas e o arsenal fez o favor.
    depois nao ganhou um unico jogo ao atletico de madrid e contra o manchester teve tambem alguma sorte (se aquela bola do ronaldo entra-se...)
    o benfica nao está no seu melhor, mas imaginem que os arbitros marcavam os penaltys que nos têm sido roubados sistematicamente?
    estavamos de facto no lugar que merecemos, la em cima, em primeiro!

    temos que continuar a apoiar este projecto! temos que acreditar!!

    lançar a confusao como até o autor deste blog agora parece querer fazer é o mau caminho!!

    viva o glorioso!! viva o benfica!!

    ResponderEliminar
  14. PEDRO FERREIRA,

    O meu caro já mudou assim tão de repente?

    Cantou um hino aos Corruptos pela exibição em Manchester. ERROU!!!

    Mostre lá por favor, os louvores que recebemos dos CORRUPTOS quando eliminámos o Manchester na Luz e fomos ganhar ao Liverpol por 2 bolas????

    Então não jogamos nesses dois jogos, uma jogatana que merecia da parte dos CORRUPTOS um elogio igual ao que lhes deu agora???

    MEU CARO,
    Os unicos elogios que recebemos dos corruptos, são os canticos onde nos chamam FILHOS DA PUTA...coitados, estão sempre a lembrar-se da profissão das MAES,MANAS,SOGRAS,CUNHADAS,PRIMAS,etc.

    Mas é dificil perceber que, com as corrupções do APINTO METANOSO, os indices daqueles coxos não estarão sempre em alta?

    É que eles sabem que, quando entram nos jogos cá no burgo, são sempre ajudados quando as coisas não correm de feição...ou os seus adversários (BENFICA) é aqui e ali escamoteado de pontos e isso, dá um conforto do caraças àqueles pernetas!

    Será da vizinhança com o Bruno Carvalho e Souza-Cardoso que o meu caro, ficou assim?

    Para aquela corja de corruptos os unicos elogios que lhes podemos fazer são só tres;

    CORRUPTOS
    CORRUPTOS
    CORRUPTOS

    MAINADA!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Sempre quero ver o que o PEDRO dirá quando o Manchester vier aqui ARRUMAR os Corruptos daqui a dias...

    ResponderEliminar
  16. Sempre quero ver o que o PEDRO dirá quando o Manchester vier aqui ARRUMAR os Corruptos daqui a dias...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...