domingo, 12 de abril de 2009

De malas feitas

Benfica - 0; Académica - 1 (24ª Jornada). Há pouco mais de um ano, a 10 de Março de 2008, José António Camacho demitia-se do comando técnico do Benfica, após uma segunda passagem pelo clube sem honra nem glória. A equipa, com a qual tinha ganho a Taça de Portugal, em 2004, ao FC Porto de Mourinho, que havia de se tornar poucas semanas depois campeão europeu, estava, nas suas palavras “desmotivada” e ele, Camacho, dizia-se, “incapaz de inverter a situação”.

O anúncio deu-se depois de um empate a dois golos, na Luz, contra a União de Leiria, equipa praticamente despromovida, e o Benfica caminhava no 2º lugar, tendo acabado em 4º. Faria bem Quique Flores atentar neste exemplo de Camacho.

O actual treinador espanhol do Benfica tem muitos pontos em comum com o actual treinador do Ossasuna: para além da mesma nacionalidade, foram ambos defesas do mesmo clube, o Real Madrid.

Terá Quique a mesma frontal coragem de Camacho? Terá Quique a mesma consciência de impotência perante um naufrágio a que todos os benfiquistas assistem atónitos? Terá Quique o mesmo desprendimento, direi mais, o mesmo amor ao Benfica que Camacho, que se despediu sem nada querer em troca?

Os próximos dias o dirão, mas é bom não esquecer o que disse Quique há dias: “tenho a minha independência, não se preocupem com a minha vida” – se não foi assim, foi perto. Desde quando é que Quique interiorizou que a porta de saída estava aberta de par em par?

O treinador espanho, tem feito de tudo para ser corrido por indecente e má figura. As últimas conferências de imprensa são um desafio e um desaforo. Os jogadores já perceberam o filme todo e a desmotivação é clara.

A derrota de ontem é apenas mais um episódio lamentável numa relação onde já não existe qualquer tipo de empatia. Após a deplorável exibição na Amadora, Quique deu folga no dia seguinte (segunda), e na terça o treino começou às 17 horas. É este o nível de exigência na Luz.

Muito há para dizer e descobrir sobre os treinos de Quique. Quem pode revelar o que se passa depois dos 15 minutos dedicados à comunicação social são Diamantino e Fernando Chalana, escorraçados no princípio da época, mas a quem Quique teve de recorrer para limpar um pouco a imagem junto dos sócios (as imagens televisivas que os apanharam a entrar juntos no primeiro treino pós-Amadora serviram para isso).

A questão é que Diamantino e Chalana só contam para a fotografia. Como os jogadores, não passam de elementos descartáveis, ao sabor das conveniências de mister Quique. Na Amadora, aposta-se em Yebda e Katsouranis; contra a Académica em Ruben Amorim e Carlos Martins; Sidnei não serve para a Amadora, serve para a Académica; Balboa passa de pré-dispensado a salvador de última hora (contra a Académica), mas Nuno Gomes já não serve para tentar virar o resultado. Um sem-número de opções equizofrénicas, de quem anda perdido e não sabe o que anda a fazer.

(E muito há ainda para dizer sobre a preparação física da equipa). Apesar de tudo, a hora é de serenidade. Serenidade para quem tem de decidir. A bem do Benfica e na defesa dos superiores interesses do Benfica, Quique devia fazer como Camacho. Se tal não acontecer, o melhor mesmo é levar uma guia de marcha.

Post-Scriptum: Os meus amigos benfiquistas não estranhem não falar das inúmeras oportunidades de golo desperdiçadas pelo Benfica, nem por não falar da arbitragem miserável e lamentável do árbitro, que não só anulou por fora-de-jogo inexistente um possível golo de Aimar no início do jogo, como anulou um golo válido ao mesmo Aimar e perdoou um grande penalidade à Académica por falta sobre David Luiz. A questão é que já devíamos estar preparados para isso, depois da campanha feita pelo penálti na Taça da Liga e pelos penáltis contra o Estrela da Amadora. Para contrariar esta campanha tinhamos de ser mais competentes contra a Aacdémica e não fomos.

Ficha de jogo
Benfica - 0; Académica - 1
Árbitro: Marco Ferreira (AF Funchal)
Estádio da Luz
Benfica: Quim; Maxi, Sidnei, Miguel Vítor e David Luiz; Ruben Amorim, Carlos Martins, Pablo Aimar e Reyes; Nuno Gomes e Cardozo.

25 comentários:

  1. Salvo o devido respeito, não posso concordar em toda a linha com o seu comentário.
    Se a arbitragem tivesse sido isenta, estaríamos a comemorar uma vitória copiosa contra a Académica.
    Se mais arbitragens tivessem sido isentas, o nosso Benfica não se teria atrasado tanto e equipa técnica e jogadores teriam outra motivação para os jogos.
    Assim, parece-lhes que é remar contra a maré, por mais esforços que façam...
    Quique terá os seus defeitos e imaturidade. Concordo. Não é bom a avaliar as substituições. Comete erros de palmatória em muitas.
    Mas, dúvidas não há de que o polvo do norte tem ainda muitos tentáculos...

    ResponderEliminar
  2. eu se fosse ao quique nao me demitia ficava a xular os lamps

    ResponderEliminar
  3. Que venha um novo ciclo, um novo treinador e um camião de jogadores!
    Criticar o treinador após um jogo deste, é tudo, menos de pessoa lúcida.
    Olha, vai comprar um lenço e um assobio.

    ResponderEliminar
  4. Fazia bem em demitir-se?


    Aahahahahahah


    E quem é que vinha? O Chalana? *ara ficarmos outra vez em 4º? Pelo amor de Deus!

    ResponderEliminar
  5. Não sou defensor do Quique, acho que já cometeu alguns erros este ano. Mas aposto que este post seria totalmente diferente se o Benfica tivesse feito dois golos das inúmeras ocasiões que dispôs (dava para golear).
    Na minha opinião o contrato é de dois anos e é para se cumprir! Se formos mudar tudo, aposto que para o ano que vem estaremos na mesma posição a criticar qualquer outro treinador.
    O Benfica tem qualidade, e precisa de confiança e estabilidade que estes lenços brancos não lhe dão.

    ResponderEliminar
  6. O João Gabriel não apresentou a taça do Lucilio na conferencia de imprensa.
    Já estão a pressionar os arbitros para roubar o 3º lugar ao Braga!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Apesar de ser um defensor de projectos a médio prazo, parece-me que Quique foi mais um erro de casting.
    Concordo com tudo o que diz: que ele anda perdido nas escolhas dos jogadores e na equipa, não acerta uma substituição e a preparação da equipa é uma desgraça!
    Nem vale a pena refilar com mais um roubo...

    Pedro G.

    ResponderEliminar
  8. Mas pk é ke o Benfica tem ke jogar c/regras diferentes dos outros?
    Os Benfiquistas tem tanta coisa a apontar a Quique... mas, no fim recorrem a isto!
    Não viste ke o terreno esta inclinado?
    Ke culpa teve o Treinador?
    Fica a ideia ke joga-se como joga-se, a culpa era sempre dele.
    São precisamente os pontos ke guardas-te pró PS, os fulcrais para entender esta derrota, a somar a ineficácia e a falta d'sorte.
    Os jogadores jogaram em grupo, mais ke nunca... tivemos mais remates á baliza em 10' ke todo o jogo c/o Estrela... marcamos um golo ke foi mal anulado e 2 penaltis não foram marcados!!!
    Sem kerer falar no fora d'jogo a Aimar logo aos 2', foi escandaloso, claro ke o Mago devia falhar, mesmo isolado... mas o ke é certo é ke transformaram um atake nosso num contra-atake dos estudantes.
    Sigo sempre c/atenção o Inferno da Luz, mas estes últimos 2 post's parecem-me mt derrotistas.

    Saudações desportivas
    SLB 4EVER

    ResponderEliminar
  9. Porque de malas feitas? O Benfica não pode todos os anos comprar um autocarro de jogadores , mudar de treinador como quem muda de camisa, todos os projectos levam o seu tempo e como diz o ditado (Roma e Pavia não foram feitos num dia), portanto há que dar tempo ao tempo.Eu percebo os Benfiquista , porque eu como Benfiquista também sofro, se calhar eu sofro muito mais porque vivo fora do País .Não podemos que a comunição social do nosso País que está do lado do sistema , seja ela a dizer quando e como se deve mudar de treinador , o Benfica é comandado de dentro para fora e não o contrário.Viva o Befica.

    ResponderEliminar
  10. pedro fonseca, alem de ter virado a norte nos ultimos posts ainda entra em cliches como: nem vou falar no caso "tal e tal e tal" e acaba por enumerar exactamente tudo o que pretende.

    chega de gente iletrada a defender o glorioso!

    é importante que sejamos grandes em tudo.

    ResponderEliminar
  11. Discordo 100%!!

    Estou a ver que és adepto do lenço branco.

    Deixo a pergunta:

    Cegueira é ainda ver que Quique tem qualidade e condições para mais um ano de contrato, ou é acreditar que trocando de treinador todos os anos é que é o caminho??

    Saudações

    ResponderEliminar
  12. Sinal Vermelho12 abril, 2009 19:20

    Não meu caro, o que eu não estranho é o facto de não dizeres quem é o primeiro responsável por mais esta hecatombe. É o mesmo de sempre, que passa a vida a esconder-se atrás dos outros e que anda há oito anos a vender promessas aos benfiquistas, como se vendesse pneus. Mas isso já não te interessa discutir. O que interessa é o Quique, como já foi o Camacho, o Fernando Santos, o Koeman, o Trapattoni, o Jesualdo e imaginem até o Mourinho não conseguiu desgraçadamente contratar por um capricho ridículo.

    ResponderEliminar
  13. mas em que mundo vive?

    com o final da época a chegar as suas incongruências aumentam de jornada para jornada.

    está obcecado com o quique, e o lixo que escreve sobre ele só serve é para destabilizar. cale-se, felizmente que muitos benfiquistas sabem distinguir a verdade da "realidade" imposta pelos media.

    vá reler os seus posts do início de época e ganhe vergonha na cara

    ResponderEliminar
  14. pedro fonsenca tens de dizer na tv pa esse gajo ir embora isso é o descalabro total uma vergonhaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  15. Aguardo a visita e leiam o comentario ao jogo de sabado.

    http://aguiadomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Benfiquistas: temos que nos percaver contra a gentalha do norte!

    Esses corruptos sempre dizem que fazem mas no fim logo se ve... ultrapasse-mos isto de uma vez!

    Sempre a chover no molhado!!
    eu acredito (serei o unico?????)

    ja se esqueceram que o pedro fonseca trabalha para o bruno carvalho e admite estar no mesmo espaço consporcado do serrao? e ainda lhe dao ouvidos????

    mas a verdade ha de vir à tona, garanto-vos!!!!



    ben4ever

    ResponderEliminar
  17. meu caro anónimo das 18.14 do dia 13 de abril, está enganado: não trabalho para o Bruno Carvalho. e tenho orgulho em defender o Benfica o melhor que posso e sei num programa com grandes audiências. pelo menos dou a cara pelo Benfica, não me escondo em anonimatos.

    ResponderEliminar
  18. Caro Pedro
    Quem leu o seu post no outro blog e agora lê este, não acredita serem da mesma pessoa dentro do mesmo espaço temporal.
    Aparte isso, julgo que as suas criticas ao treinador e logo hoje depois de um jogo em que mais uma vez fomos roubados, e que até jogamos o suficiente para ganharmos por margem folgada,são injustas, infundadas e traiçoeiras.
    -Injustas porque se houve jogo em que jogámos bem e para ganhar, foi este e não fora mais um roubo de igreja teriamos somado os três pontos.
    - Infundadas porque ainda não vi nem li qualquer declaração de desagrado tanto do Diamantino como do Chalana.
    -Traiçoeiras, porque ainda há bem pouco tempo o amigo Pedro defendia o Quique com unhas e dentes e agora vá-se lá saber porquê(BC) passa o seu tempo a martelar a cabeça do homem.
    Vamos ter calma esperar pelo fim da época e só aí poderemos fazer a avaliação do trabalho do treinador.
    BGENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  19. está a querer tapar o sol com a peneira senhor pedro fonseca!!

    eu assumo-me! ben4ever. porque tenho tatuado na minha alma esta cigla. é o meu verdadeiro nome!!!

    eu sou do glorioso ate ao fim! nao respiro ares consporcados ou mal intensionados!!

    é preciso saber separar o trigo do joio! e voce sabe no joio em que está metido!!

    mas os benfiquistas nao se deixam enganar!

    ben4ever!

    ResponderEliminar
  20. http://racabenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. mas curiosamente a tua opinião sobre o quique e estrutura directiva mudou radicalmente. não acho que lançar a discórdia resolva seja o que for. é tempo de cerrarmos fileiras e deixarmo-nos de tretas.

    ResponderEliminar
  22. CUIDADO!!!!

    O NACIONAL ESTÁ DE FORMULA 1 PARA APANHAR O CAROCHA VERMELHO!!!

    MAMEM A BUCHA!!! SÓ FALTOU JOAO GABRIEL COM A TAÇA NOVAMENTE AO LADO.... IDES FICAR EM 4 º LUGAR EQUIPA DOS MILHOES!!!!

    ResponderEliminar
  23. "Para a estratégia do clube a liga dos campeoes nao conta" Filipe Vieira.

    Sempre soube que o teu presidente pensava desta maneira.

    ResponderEliminar
  24. A inveja e a arma dos covardes !

    O QUE GANHARAM ESTES COVARDES ESTE ANO ....NADA nepia ..nepia
    O resto foi uma manada de bois que a todo custo queriam roubar ,sim ROUBAR a taça AO S.L.BENFICA a TAÇA que o QUIM GANHOU com tanto MERITO !


    Portanto nem deveriam ter voz nestes blogs BENFIQUISTAS!!!

    comigo FALAM nas depuradoras das antas ou do lumiar porque não deixo ESTES filhos da fruta ou do melancia DAREM palpites CONTRA O MEU S.L.BENFICA nunca ....


    viva o S.L.BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  25. mostrem isto aos GATUNOS do futebol portugues tipo RUI MOREIRA MENTIROSO !
    aqui: http://www.dailymotion.com/video/x8b318_penalti-fantasma-do-futebol-corrupt_sport

    E urgente que se defenda o S.L.BENFICA contra os R O U B O S dos GATUNOS dos apitos....

    VIVA O S.L.BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...