terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Um plantel à prova de bala

Polémicas à parte, o jogo de amanhã à noite contra o Vitória de Guimarães, para a meia-final da Taça da Liga, é um daqueles em que o Benfica tem muito a perder e pouco a ganhar. O desafio da Luz tem alguns factores de análise interessantes e importantes.
É contra um clube, que apesar da época menos bem sucedida, representa um emblema histórico e arrasta sempre consigo uma considerável fatia de adeptos. É uma meia-final de uma competição ainda a ganhar o seu espaço.
Na preparação do jogo, Quique ficou a saber que não terá reforços de Inverno. Também não os reclamou. A quatro dias do clássico de domingo contra o FC Porto, no Dragão, para a Liga Sagres, o treinador espanhol já fez saber que vai jogar com todos os trunfos ao seu dispor.
Ali ao lado, Sporting e FC Porto disputam a outra meia-final. Do lado dos azuis e brancos, a intenção parece ser a de colocar uma equipa de segunda linha, reservando os habituais titulares para o jogo grande de domingo, que pode clarificar de vez a Liga máxima.
De tudo isto, a conclusão a tirar é que o plantel que o Benfica montou no início da época está preparado para todas as eventualidades. Rui Costa formou um núcleo de jogadores que permite diversas combinações sem perda de qualidade. É certo que nas laterais defensivas, a quantidade não abunda, pelo que as lacunas vão ter que ser supridas com o recurso à formação – uma aposta de Rui Costa.
Enquanto no FC Porto se poupam os titulares porque a manta é curta, na Luz Quique pode escolher entre Katsouranis/Yebda ou entre Carlos Martins/Bynia; entre Di Maria/Reyes ou entre Ruben Amorim/Balboa; entre Aimar/Suazo ou entre Nuno Gomes/Cardozo – e ainda lhe sobra Jorge Ribeiro, que pode fazer diversas posições na defesa ou no meio campo, ou Mantorras, que pode jogar na frente de ataque ou sobre as alas.
Para amanhã, a minha proposta de onze é a seguinte: Moreira (não foi convocado, mas devia ter oportunidade de ganhar mais minutos de jogo – assim, aposto em Quim); Maxi (não há mais nenhum), Miguel Vítor, Sidnei e Jorge Ribeiro; Carlos Martins, Bynia, Di Maria e Balboa; Nuno Gomes e Mantorras.
Para domingo, no Dragão: Moreira; Maxi, Luisão, Sidnei e David Luiz; Katsouranis, Yebda, Ruben Amorim e Reyes; Aimar e Suazo.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...