sábado, 26 de julho de 2008

Tracção à frente

Derrota por 2-3 contra os ingleses do Blackburn Rovers, no Torneio do Guadiana. (www.slbenfica.pt)

Se como dizem os “experts” uma grande equipa começa a construir-se de trás para a frente, então há motivos de preocupação sobre o Benfica 2008/2009. O jogo de ontem à noite contra os ingleses do Blackburn Rovers mostrou que Moreira está a pagar com juros um ano de inactividade; os laterais, Luís Filipe e Sepsi, não estão à altura de um clube da dimensão do Benfica; os centrais ainda não estão automatizados – Luisão busca a forma; Miguel Vítor – faltam-lhe centímetros e experiência; Edcarlos e Zoro – têm guia de marcha. Não surpreende, assim, que Quique esteja a estudar a colocação de Katsouranis a central. Claro que falta David Luiz, talvez o futuro patrão da defesa; e ver o que vale Sidney, de quem dizem maravilhas mas a idade está lá – 19 anos. Rui Costa devia pensar se os milhões que ainda tem para gastar em reforços não seriam bem melhor aplicados num central de dimensão mundial, do que em mais jogadores para a frente.
No meio-campo e no ataque, o que não faltam são soluções. E boas soluções. O problema vai ser quem dispensar. Yebda está de pedra e cal, assim como Javier Balboa. Carlos Martins, Ruben Amorim e Jorge Ribeiro são contratações, pelo que não é crível que algum seja dispensado.
Pelo que mostrou, Fellipe Bastos é um jogador de eleição, e ainda há Petit, Bynia, Nuno Assis, Di Maria, Maxi Pereira. Pablo Aimar é um caso à parte. Bem na frente, Makukula mostrou bons pormenores e está a fazer tudo para ficar; e ainda faltam Óscar Cardozo, Nuno Gomes e Pedro Mantorras – para não falar de Luís Garcia (?), avançado do Espanhol de Barcelona, e/ou de Fabrizio Miccoli, o bombardeiro que muitas saudades deixou na Luz.
Ou seja, o problema não está do meio-campo para a frente, embora, apesar dos 2 golos marcados ao Blackburn, pede-se mais eficácia; o problema está do meio-campo para trás. Sofrer 3 golos é mau perante qualquer adversário e em qualquer altura da época. Vamos a ver amanhã contra o Sporting…

2 comentários:

  1. Balboa e Yebda muito bons!
    Agora aquela defesa....

    ResponderEliminar
  2. O Miguel Victor tem 1,83m será que lhe falta altura? Talvez um pouco de experiencia. Diria que para os actuais centrais do benfica (sem contar com o katsouranis) só perde para o David Luís, que esperemos, volte BEM DEPRESSA!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...