segunda-feira, 28 de julho de 2008

Quique no olho do furacão

Existem dois ângulos de análise ao que se passou no Torneio do Guadiana: 1 – está tudo lixado; 2 – mais vale agora do que quando a época a sério começar. É a velha teoria do copo meio cheio ou meio vazio.
Podíamos começar por desvalorizar a coisa dizendo que o ano passado ganhamos o torneio e depois foi o que se viu. Ou então, falar nas experiências que Quique tem de fazer para poder dispensar em consciência.
O problema, dizemos nós, não são as derrotas contra Blackburn ou Sporting. O problema é que continuam a faltar ao Benfica jogadores para lugares-chave: lateral-direito; centro da defesa; lateral-esquerdo; baliza.
Se se confirmar a saída de Petit, de Katsouranis e de Luisão (estes 2 últimos devido a declarações que abrem a porta de saída), então é caso para mostrar grande preocupação. Desde logo, porque apenas Quim e Nuno Gomes podem assumir um papel de liderança. Sem Rui Costa, a equipa perde as suas mais importantes referências. E sabe-se como Nuno Gomes também não está de pedra e cal. Ou seja, o Benfica corre o risco de começar o campeonato com um onze quase totalmente novo, com a falta de automatismos que isso acarreta, por melhores que sejam os jogadores. Mas uma equipa é um colectivo e não uma soma de individualidades.
Senão vejamos: Quim; Nelson; Sidney; David Luiz (se já estiver totalmente recuperado); Léo; Yebda; Carlos Martins; Balboa e Aimar; Óscar Cardozo e Luís Garcia (?) ou Miccoli (?).
Quique tem uma tarefa árdua pela frente. Mas também a tem Rui Costa. Não deixar sair Katsouranis e Luisão será bem mais importante do que qualquer reforço mais sonante. Para já, Rui Costa tem gerido com inteligência estes problemas e, ao contrário do que está a acontecer no FC Porto com Quaresma e no Sporting com Moutinho, no Benfica reina a paz no seio do plantel. Já é um bom sinal.

2 comentários:

  1. Meu caro Pedro
    O Benfica não precisa de Guarda Redes em minha opinião, está bem servido, precisa de defesas de raiz.

    Quanto ao ambiente que se vive no nosso plantel é bem melhor do que o do Porto ou o do Sporting. Acho que Rui Costa tem um futuro promissor como Director de Futebol.

    Cada dia que passa tenho mais a convicção que o nosso clube não entrou em esquemas complicados para manter Rodriguez e fez bem.

    Hoje é um dia feliz fez-se Justiça no Futebol, nada vai continuar como dantes, podem eles dizer o que quiserem.

    Nós temos de ter paciência e apoiar Quique e Rui Costa

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. a minha maior preocupação é o tempo que está a demorar definir o plantel. compreendo a necessidade de tempo que o quique flores necessita, afinal chegou ao clube há muito pouco tempo e com demasiados jogadores.

    não creio que o luisão ou o katsouranis saiam, já fiquei muito admirado com o petit, uma completa surpresa. mais ainda se for pela quantia falada, 1 milhão de euros pelo titular da selecção nacional e sub-capitão do benfica, mais do que ridículo só pode ser uma brincadeira de mau gosto.

    quanto ao plantel, creio que temos um déficit de extremos, apenas o di maria, o balboa e o urreta (ainda não sabemos se fica no plantel) é curto para uma época muito longa. o grande problema dos centrais passa pela idade e não pelo valor. o david luiz, miguel victor e sidnei são muito jovens e depois dos enormes erros cometidos pelo edcarlos ao longo da época passada e da pré-temporada, o espaço que lhe restava creio ter-se eclipsado.

    vamos no entanto esperar que as coisas melhorem. que os tais reforços que ainda estão para chegar, cheguem de vez. o benfica perde-se muito pela lentidão que todas (!!!) as contratações levam.

    cumprimentos benfiquistas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...