terça-feira, 8 de julho de 2008

O relógio do Madaíl

Uma pessoa ouve, belisca-se e verifica que é verdade, está a acontecer à frente dos nossos olhos. Gilberto Madaíl esperou 48 horas para dizer ao Mundo em geral e a Portugal em particular que vai estar “vigilante” sobre tudo o que diga respeito ao futebol português e, no mais, vai manter “uma imparcialidade absoluta”. Palavras tão profundas que Madaíl se esqueceu de as ler no comunicado distribuído.
Paulo Relógio (quem?), assessor jurídico da Federação, veio dizer mais. Que a reunião do Conselho de Justiça continuou sem o presidente mas continuou e, por isso, para a Federação o que aconteceu foi “uma reunião do Conselho de Justiça” (sic). É verdade, ele disse isto.
Em português corrente, Paulo Relógio quis dizer aquilo que Madaíl teve receio de dizer: a Federação acata a decisão do Conselho de Justiça e vai notificar os clubes dessa decisão, da qual não há recurso. Ou seja, descida de divisão do Boavista e suspensão por 2 anos de Pinto da Costa.
Depois da parte gaga, vamos à parte séria. Gostei de ouvir Hermínio Loureiro, presidente da Liga, no sorteio de ontem do campeonato. Naquele seu jeito civilizado e cordato, embora muitas vezes “doce” de mais, Hermínio Loureiro parece ser um homem fortemente empenhado na transparência e na credibilização do futebol. Disse-o e acredito.
Luís Filipe Vieira e António Dias da Cunha. Os dois principais rostos da regeneração do futebol português. Se este percurso tiver um bom fim, os verdadeiros adeptos do futebol, aqueles que querem um futebol limpo e sério, podem e devem agradecer a Vieira e a Dias da Cunha.
O Presidente do Benfica tem sabido, nos últimos dias, fazer uma sábia gestão do silêncio. O Benfica, como parte interessada, deve continuar a lutar pela legalidade e pelo cumprimento das normas e dos regulamentos. Vieira colherá, no final, os louros de quem deu a cara, apostou na frontalidade, afrontou o “sistema” sem medo, para que a indústria do futebol seja algo em que valha a pena investir.

Post-Scriptum: ler o meu post no blogue “Novo Benfica”, intitulado “Futebol pária” (http://novobenfica.blogs.sapo.pt/13776.html).

2 comentários:

  1. ....novo equipamento do GLORIOSO,2008/2009!!!...(não oficial,mas quase)

    ...no Sublime.

    ResponderEliminar
  2. Principal rosto da regeneração do futebol português o Luís Filipe Vieira? Mas tu acreditas nisso?

    Ao que chegou o Benfica. Falta gente de qualidade. Gente como Fernando Martins. Desportistas a sério. Deves ser novo, ou então esse Benfica já morreu.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...