sexta-feira, 11 de abril de 2008

Peçam desculpa


Benfica - 0; Académica - 3 (26ª Jornada) - Domingos Paciência, que desta vez não olhou para o chão, teve o que queria, um jogo limpinho. Parabéns à Briosa, a quem me sinto afectivamente ligado. Chalana, que foi igual a si próprio no “flash-interview”, não teve o que queria – raça, querer, classe, amor à camisola.
Disse o “pequeno genial”, no final do jogo, com semblante de velório, que também ele teve dias maus como jogadores. É certo, mas o que nunca teve foi falta de classe, de raça, de querer, de amor à camisola.
Quantos daqueles jogadores do Benfica que saíram vergados a uma derrota humilhante, sentiu a mesma vergonha que se pressentiu no rosto e nas palavras de Chalana? Sem querer beliscar a dignidade de ninguém, atrevo-me a dizer que poucos, muito poucos.
O que há agora a fazer é muito simples. Uma “limpeza de balneário”, como se dizia há alguns anos atrás. Jogadores sem classe, desmotivados, que se arrastam, estão identificados. Não há que ter complacência.
Aqui há uns anos atrás, o saudoso Jorge Perestrelo, relatando um jogo de apresentação do Real Madrid aos seus adeptos, contra o Benfica, que resolveu levar ao Santiago Bernabéu um equipa reservista, sentiu-se humilhado pela goleada que os meregues estavam a infringir aos encarnados.
Bem ao seu estilo, gritou essa indignação e essa revolta. Parece que estou a ouvi-lo: "A partir de agora recuso-me a dizer os nomes dos jogadores que envergam a camisola vermelha. Não merecem que eu refira os seus nomes". A partir dali, o relato foi, 6 passa para 3, 3 coloca a bola em 8. Perestrelo mostrou assim o seu sentimento.
Do presidente do Benfica quero, por isso, ouvir: “Isto não se volta a repetir”. Porque “isto” não se pode voltar a repetir, mesmo. Seja como for, o que se passou esta noite vai ter consequências, tem de ter consequências. É o fim de um ciclo que se anuncia.
Chalana é o menos culpado. Que culpa tem ele de não ter um defesa direito de classe para colocar no lugar de Nélson, um jogador sofrível? Que culpa tem ele de Katsouranis estar a jogar por favor? Que culpa tem ele de Nuno Gomes estar a anos-luz do jogador que, a espaços, chegou a ser? Que culpa tem ele de Makukula ser um “bluff”? Que culpa tem ele de Di Maria continuar a ser o brinca-na-areia que chegou à Luz? Que culpa tem ele de Rui Costa estar a viver os meses mais difíceis da sua extraordinária vida desportiva? Que culpa tem ele de ser o homem da casa, o porta-estandarte da mística, aquele a quem se pede o que não se pede a ninguém, porque ele, o Fernando Chalana, tem amor à camisola?
Ele não tem culpa, nós também não. Os actuais jogadores do Benfica não se dão ao respeito. O respeito que devem aos milhões de adeptos espalhados pelo Mundo. Olho para Fernando Chalana e vêm-me à memória as milhares de horas de alegria que ele me ofereceu. Olho para aqueles jogadores do Benfica e não digo o que sinto.
O que podem dizer agora aqueles homens que mancharam uma camisola gloriosa aos milhões de adeptos? O que podem dizer a Chalana, a Shéu, a Rui Águas, a João Alves, a Néné, a Pietra, que com eles convivem todos os dias? Eu sei o que diria Chalana, que só não o disse na conferência de Imprensa por pudor: “Pedimos desculpa”.
É isso: “Pedimos desculpa”.
Foto: Paulo Duarte (AP)

Post-Scriptum: Óscar Cardozo, por quem tenho simpatia, saiu do campo pelo seu próprio pé a caminho do balneário, faltavam 5 minutos para o fim da partida. Não sei o que tinha Cardozo, mas lesionado ou não, o paraguaio devia ter ficado em campo, mesmo em sofrimento, porque a equipa ficou a jogar com 10 por já ter esgotado as substituições. É também assim que se perdem jogos e campeonatos. E é também esta atitude que é preciso mudar.

13 comentários:

  1. Bom comentário. Chalana deve ter pensado que mal teria feito para merecer treinar tais matarruanos!...
    Limpeza de balneário já a começar por L. F. V.. Já vai tarde!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro
    Hoje é naturalmente uma noite de dor. A única pessoa que tinha o desgosto estampado no rosto era Chalana. Mas alguém poderá estar a usar o seu amor. Eu não sou perito de futebol. Não percebo como uma equipa que veio da segunda divisão vai ultrapassar um clube que mais palmarés tem em Portugal. Sei que um pupilo de Jesualdo Ferreira, a quem já ouvi dizer várias vezes adeptos do Porto, que Domingos Paciência muitas vezes troca impressões com a organização do POrto. Não são só o jogadores, penso que não. Muitos dias penso nisto, no dia em que Luis Tadeu perdeu as eleições e Vale e Azevedo as ganhou, se calhar os adeptos, enfeitiçados por muita gent deixaram que a competência técnica desse lugar aos malabarismos e agora o Benfica para gaudio de muitos se calhar ainda vai ficar pior do que em 2000. Temos de nos unir e pensar em competência, reflectir nos erros do passado já foi pior quando fomos goleados pelo Sporting, quando fomos goleados pelo Celta de Vigo. Temos é de reflectir porque meteu ele Bynia naquele lugar juntar o amor do Chalana á competência técnica de outros. Toda a gente fala, mas é bom que nos lembremos que mais de 70% dos clubes têm jogadores empresdados pelo Porto e que antes de virem jogar na Luz e antes de irem jogar no Dragão, sabem onde gostariam de estar na próxima epoca. Temos de ser competentes, porque amamos o nosso Benfica, tAL como Chalana, nos bons e mus momentos.
    Obrigado Pedro

    ResponderEliminar
  3. Se calhar foi por vergonha CARDOSO abandonou o campo...mas ninguem falou nisso, mais uma para encobrir
    VAMOS LÁVER QUAL É O CASTIGO QUE LEVA

    ResponderEliminar
  4. Um clube que tem como presidente,um individuo que anda de braço dado com o rei dos morcões,desde 1983,que diz que prefere ter o conselho de arbitragem da liga na mão,que vai buscar individuos aos outros clubes para a sad do benfica,caso Paulo Gonçalves do Boavista,o que é que este postal veio para o Benfica fazer,conhece os meandros da liga?
    Então andamos a lutar contra o apito dourado e vamos buscar Veigas e quejandos adeptos do Porto?
    É uma vergonha o que se passa,este idiota do nosso presidente ,que duvido que deja benfiquista,tentou e tenta denegrir a imagem de dezenas de benfiquistas que o criticam,esta a servir-se do Benfica com a total alheamento desta imensa familia que é o Benfica.Este homem esta a matar o benfica,a nossa Sad está cheia de amigos dele que não são
    benfiquistas,em todas as modalidades somos vitimas de chacota,a excepção é o andebol,porque fomos buscar um grande treinador.
    Temos que nos unir para pôr este individuo,novamente em Alverca.

    ResponderEliminar
  5. meu caro

    e o nosso chalana não têm que nos pedir desculpa a nós por ter posto de novo nuno gomes a titular?

    quantos golos e alguns de belo efeito marcou este ano makukula no marítimo?

    tá-se a queimar mais um jogador jovem só para manter o menino de ouro de florença

    é uma vergonha esta situação no Benfica

    chalana nisto não vai ter perdão

    eu nem quero acreditar que na quarta-feira o capitão do benfica vai ser o nuno gomes

    ResponderEliminar
  6. Sou BENFIQUISTA desde pequenininho dos anos 60 da colónia do Ultramar da Guiné-Portuguesa. Jamais vi um Benfica catastrófico como o desta época. Fora os erros de arbitragem, acusou sempre grande deficiência de lucidez e eficácia atacante. Esse sintoma já era da época passada. Falta uma doutrina militar ligado aos contratos, caso contrário vira uma casa da segurança social e compadrios. No futebol só os resultados contam e cada jogo perdido é um caso para estudo e remediar. Não vejo tácticas, planos A B C etc em função das circunsâncias. Só vejo um BENFICA qa correr atráz de prejuízos e a fazer-se de vítima na cabeça dos jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Esta é a quipa que o presidente diz ser a melhor dos últimos 10 anos...

    Já Chega!Acho que está a chegar a hora de uma mudança mais profunda. Todos os anos estamos a começar do zero...novo treinador e camionetas de jogadores novos. Assim não dá! Chegou a sua hora presidente.

    Como adeptos restanos até ao final da época dar o máximo de apoio aos nossos jogadores, fazendo as criticas dentro de casa e nunca assobiando durante os jogos.

    Saudações Benfiquistas,
    FC

    P.S.: Temos o dever de esgotar os bilhetes disponiveis para alvalade e de mostrar que mesmo a perder estamos com a nossa equipa!

    ResponderEliminar
  8. Sr. Fonseca,

    Queira aceitar os mais sinceros parabens por esse esxcelente espaço de debate e polemica sobre o desporto-rei. O sr. é, sem qualquer margem para duvidas, uma referencia indelével do adepto, independentemente do clube a que pertence - no caso o Sport Lisboa e Benfica. A sua isenção, o seu bom-senso e a visão periférica que possui orgulham a terra que o viu nascer e que o tem como filho: Santo Tirso. Bem Haja!

    ResponderEliminar
  9. Se levámos 3 da Briosa, na Luz, quantos iremos levar, em Alvalade, dos lagartos? E no domingo, nas Antas, dos azeiteiros?

    ResponderEliminar
  10. BRIIIIIIOOOOOOOSSSAAAAAAA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. As "vacas sagradas" é que estão a "derrotar" o Benfica. Nuno Gomes - joga porquê? Petit e Luisão vêm de lesões e jogam logo porquê? Katsouranis disse que não se sente bem no Benfica, portanto não deve jogar mais (e pouca ou nenhuma falta faz - parece que anda a fazer um frete).
    O próprio Rua Costa se não pode. não joga - está a fazer um esforço demasiado para a sua idade e só o facto de vir de outro campeonato com outro ritmo competitivo leva a que mesmo aom 36 anos corra tanto ou maos que os outros.
    O que falta no Benfica é dinamica de jogo, criar linhas de passe, lutar. etc. Se são bem pagos de mais...cortar e multar saídas pouco consentâneas com o futebol.
    Nuno Gomes mete nojo: vejam o que fez aquele "raparigo"no lance do segundo golo da Académica. E outras atitudes/gestos em campo são uma vergonha.

    ResponderEliminar
  12. Desculpem vocês estão todos é apanhados pelo Pinto da costa. Desculpem, mas o Pinto da costa é arguido em vários processos, ninguém pede a demissão. O Benfica perde o seu treinador intempestivamente, perde pontos, toda a gente, menos meia duzia que se lembra do que era o Benfica em 2000 diz NÃO. Mas onde é que está o vosso Benfiquismo onde estão os vossos principios.
    Vamos com calma, não vamos dar grandes alegrias ao Pinto da Costa eu não dou. Mal comparado, o Benfica não é a Madeira.
    O Vieira está lá muito bem. Eu continuo a votar nele. Não me esqueço do que se passou no Benfica. E~não me esqueço do que aconteceu este fim de semana. O Guimarães ganhou com um golo irregular. Na semana anterior tinha ganho também de forma irregular. O Benfica no jogo da académica teve 65 % de posse de bola 20 remate perigosos e 9 foras de jogo. Vocês sabem o que são 9 foras de jogo que não existiram. Vocês sabem o que isso significa para um jogador. È chegar à baliza e não rematar.
    Sejam benfiquistas e percebam o que eles querem vejam o que aconteceu ao Co Adriaanse foi o único treinador que nos últimos catorze anos foi batido pelo Benfica duas vezes. Foi despedido e ainda vai ter de pagar uma indeminização.

    Cumprimentos e Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  13. Caro Pedro,

    Um pesadelo sem fim é o que se iniciou nesse malfadado jogo, espero estar enganado mas, isto foi só o inicio de uma derrocada de consequências imprevisiveis. Enquanto isto é anunciada a contratação de um director de comunicação, deve ser para o lugar do Nelson ...

    Cumprimentos de águia ferida,

    SLB sempre e para sempre !

    Vitor Esteves

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...