segunda-feira, 14 de abril de 2008

Maquiavélicas conspirações

Jorge Sousa faz bem em rezar, para que depois não tenha de se confessar.

Será que quando as coisas correm mal, teremos mais tendência para vislumbrar perversas conspirações, tenebrosas manobras, maquiavélicas artimanhas, para nos “empurrar para baixo”?
Vem-me esta dúvida à cabeça a pouco menos de 48 horas de uma meia-final da Taça de Portugal importantíssima para o Benfica. Em Alvalade, vamos jogar quase toda a época e o que acontecer na quarta-feira à noite terá influência directa no jogo de domingo contra o FC do Porto. Uma vitória elevará o moral das “tropas”, uma derrota pode transformar o jogo do Dragão numa noite de pesadelo.
Regresso à minha dúvida, talvez existencial. Reflicto sobre o nome do árbitro escolhido para arbitrar essa meia-final, Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto. Porque será que este nome me traz recordações nefastas?
Recorro à memória: 1ª jornada do campeonato, num Agosto já distante. Jorge Sousa foi o árbitro do Leixões – 1; Benfica - 1. E depois? Escrevia o jornal “O Jogo”, na edição do dia seguinte: “Ao minuto 76, Jorge Sousa cometeu o maior erro de uma exibição pouco conseguida, deixando – tal como o seu assistente – passar em claro uma grande penalidade cometida por Ezequias sobre Nuno Assis”. Pois…
O pior é o raio da tendência para vislumbrar perversas conspirações não fica por aqui. Jorge Sousa foi também o árbitro do Benfica – 1; Braga -1 e do Benfica – 0; FC do Porto – 1. Malapata, logo um árbitro que dá pouca sorte ao Benfica.
O problema com este árbitro é que não é só ao Benfica que ele dá azar, também é ao Belenenses. É que Jorge Sousa foi o árbitro do Leixões – 1; FC do Porto -2. Sim, esse mesmo, o que validou o segundo golo portista, marcado por Tarika em fora-de-jogo.
Que diabo de pensamentos tenebrosos! Mas há mais, que nisto de pensar em maquiavélicas artimanhas tem que se lhe diga. Recordemos agora Elmano Santos. Esse mesmo, o árbitro da Associação de Futebol da Madeira. Não é que este madeirense, pensando no bailinho, marcou um penálti fantasma na Luz contra o Benfica no jogo com o Paços de Ferreira e, 15 dias depois, validou dois golos irregulares do FC do Porto no jogo do passado domingo, no Bonfim, contra o V. de Setúbal?
E porque é que agora mesmo, mesmo, me lembrei de Lucílio Baptista, esse “iluminado” da arbitragem inscrito na Associação de Futebol de Setúbal? Terá sido porque o ilustre Lucílio, que não viu uma catrefada de penáltis a favor do Benfica, no Bessa, contra o Boavista, “viu” um penálti a favor do FC do Porto, em Belém, no jogo contra o Belenenses?
Como dizem os italianos: Si no e vero, e bene trovato…

5 comentários:

  1. Benfica 0 - Guimarães 1, Assistência para o golo, de Flávio Meireles, feita com a Mão, jogo para a Taça de Portugal, Oitavos, ou Quartos-de-Final, da época 2005-2006...

    Guimarães 1 - Benfica 2 , Penalty contra o Benfica, a poucos minutos do fim, por uma suposta falta do Luisão sobre o Romeu, que deu o empate ao Vitória, felizmente o Geovani com a coloboração do Palatsi, praticamente nos descontos deu a vitória ao Benfica, na época 2004-2005, ano em que fomos Campeões...

    Não necessitei de consultar os arquivos, foi somente com a memoria, porque existem outros jogos...

    Advinhem quem foi o árbitro destes jogos?

    Tenho que reconhecer, que fosse qual fosse, o árbitro escolhido, seria possível fazer uma 'lista' de jogos, parecida com esta!!!

    ResponderEliminar
  2. Este senhor no ultimo Domingo fez uma arbitragem em Barcelos vergonhosa.
    Acabou com o sonho de uma cidade!

    Vejam isto que já diz tudo: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=265815

    senhores como este deveriam estar a arbitrar nas regionais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vergonhosa a arbitragem deste sr., no passado jogo de Domingo entre o 'meu' Gil e o Aves.

    Tal como diz o outro: O Apito ainda vai apitar, e muito...

    ResponderEliminar
  4. Vergonhosa a arbitragem deste sr., no passado jogo de Domingo entre o 'meu' Gil e o Aves.

    Tal como diz o outro: O Apito ainda vai apitar, e muito...

    ResponderEliminar
  5. é isso mm abidos!
    dossiers de imprensa sb estas marionetes da corrupção é o k se tem k fazer!
    são tantos os jgs k somos roubados k já me custa ,por vezes, associar o jogo ao árbitro...eskeci-me , por , exemplo dos árbitros das derrotas constantes kdo vínhamos às antas, e tínhamos, invariavelmente,pelo menos 1 jgdr expulso!
    jogos, como no que o simão foi agredido por costinha, manike e jorge costa(2003?)....
    Vcs sabem k nós sabemos, seus 'andróides'!!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...