terça-feira, 18 de março de 2008

E Pluribus Unum

O ataque que nos últimos dias tem sido lançado à figura do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, não acontece por acaso. Vieira tomou posse como líder encarnado em 3 de Novembro de 2003, ou seja, há pouco mais de 4 anos que está à frente do clube.
Em 4 anos, Vieira tem como currículo desportivo a conquista de 3 títulos nacionais de futebol: 1 Campeonato, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça Cândido de Oliveira. É pouco? Depende do ponto de vista.
Para quem é acusado de nada saber de futebol nem de gestão desportiva, convenhamos que é significativo. E mais significativo é, se compararmos com as conquistas encarnadas anteriores. Façamos uma simples retrospectiva. Basta recuar até ao início da década de 80.
Fernando Martins liderou o clube entre 81 e 86, tendo somado 3 campeonatos, 4 taças e 1 supertaça; depois veio João Santos, que arrecadou, em outros 5 anos de liderança, 3 campeonatos, 1 taça e 1 supertaça; Jorge de Brito arrecadou apenas 1 taça e Manuel Damásio, entre 94 e 97, 1 campeonato e 1 taça.
Depois o deserto. Até chegar Luís Filipe Vieira. De um lado, o caos financeiro, administrativo, organizativo; do outro, zero títulos, desde 1996. Um trabalho de Hércules, que ainda não terminou.
Pelo meio, o processo “Apito Dourado”, que obrigou o líder benfiquista a ser o rosto da indignação face a um processo que levantava o véu sobre as “vigarices” que foram cometidas no futebol português na última década.
Equilibrar as finanças, construir as infraestruturas desportivas que se sabem, organizar o clube (vejam-se os resultados das modalidades), defender a credibilidade do futebol português através do protagonismo exercido no processo “Apito Dourado”, conquista de 3 títulos nacionais. É pouco?
Os benfiquistas exigem sempre mais e mais. Mais títulos, sempre mais títulos. Ainda bem. O Benfica só pode voltar a ser um campeão crónico e a lutar pela presença nas finais europeias. Mas é bom não ter a memória curta.
O ataque a Luís Filipe Vieira, e à sua propalada falta de jeito para a gestão desportiva, só favorece os inimigos do Benfica. Os benfiquistas não se podem deixar ir na onda. Neste momento, fragilizar a Direcção é fazer parar o processo “Apito Dourado” e é voltar ao tempo do “deserto” de títulos no futebol e nas modalidades.
Fragilizar Fernando Chalana e Rui Costa – outros alvos dos inimigos do Benfica – é fragilizar a Direcção e fazer o jogo de quem quer meter o “Apito Dourado” na gaveta. A estabilidade do clube passa por uma estabilidade ao nível directivo, que transmita também estabilidade à equipa de futebol.
Não por acaso, foi durante toda a década de 80, com apenas 2 presidentes, que o Benfica mais títulos conquistou. Unirmo-nos em torno dos líderes directivo (Luís Filipe Vieira) e desportivo (Fernando Chalana) é nossa obrigação de benfiquistas serenos e confiantes.

4 comentários:

  1. Excelente texto este que nos faz reflectir a todos nós benfiquistas.
    Títulos sim, mas não a qualquer preço.

    ResponderEliminar
  2. Brilhante texto.

    Essa é que é a realidade, e não a outra do "caos", como certas e determinadas pessoas tentam fazer crer.

    Afinal não são apenas alguns que têm andado a "pregar" no deserto!

    Cada vez mais pessoas se apercebem do cenário global.

    Abraço

    Benfica Eagle.


    PS: É com agrado ver que este Blog pertence à Rede Benfiquista, continuação de sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo que apoiar LFV seja obrigação dos benfiquistas. Apoiar quem quer, discorda quem quer.
    Para mim, apoiar LFV é dar crédito a uma combinação terrível para o clube: má gestão do futebol (e cada vez pior) + permanente sacudir água do capote + ilusão dos adeptos com promessas falsas de sucessos (dispenso de citar aqui as dezenas de frases disparatadas de LFV).
    A tradição do Benfica era a liberdade do debate e das criticas. Antes do 25 de Abril, o Benfica era a única instituição democrática deste País. Infelizmente, a destruição levada a cabo por damásio e vale azevedo, tiveram como uma das consequências o actual espirito conformista e perdedor dos adeptos do Benfica. Toda uma geração que vive refém de fantasmas (que LFV sabe bem explorar). É tempo de virar a página e renovar, ter confiança no futuro, voltar a ser ambiciosos e exigentes.

    E se o vosso post é uma saudável tentativa de elevar o positivismo dos Benfiquistas, por outro lado também contribui para desculpabilizar a má gestão de LFV.
    O equilibrio das finanças, a construção das infra-estruturas a organização de algumas modalidades devem-se a pessoas como MV, DSO, MD e outros. E se aqui dá-se crédito a LFV, então porque não se pode responsabilizá-lo pela má gestão e sucessivos maus resultados do futebol?

    Eu sou da opinião que só muito tarde se começou a criticar LFV. Até que enfim: ele está lá para aproesentar resultados, não está lá porque nos faz qualquer favor.

    Quanto a Chalana e Rui Costa, perfeitamente de acordo.
    Chalana é um simbolo e um exemplo de dedicação: está lá para ajudar, enquanto quiserem e nas condições que quiserem. Chalana É O VERDADEIRO BENFICA.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Pedro
    è importante o seu blog já o disse várias vezes. O fácil é aqueles que ontem levavam o João Pinto do nosso clube o último capitão antes de simão a ser campeão, hoje venham dar receitas como tornar o Benfica campeão. Foi Vilarinho e Vieira que equlibraram o clube e o estão a fazer voltar à glória. è bom que haja um blog assim, mais uma vez muito obrigado Pedro, pela sua abnegação, pela sua capacidade de dar ao clube, pela sua luta em prol da verdade e do desporto rei. Continue companheiro
    Em si recordo o Senhor meu pai a quem só vi uma vez chorar, foi no dia em que pela mão de José Veiga João Pinto saiu do Benfica. Por isso me dizia, eu tenho medo desse homem no nosso clube. O resto são balelas assim como me dizia, porque não votam os benfiquistas em luis Tadeu
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...