terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mais contras que prós



O programa da RTP “Prós e Contras” ganhou um estatuto de referência no panorama audiovisual português. Por mérito e por demérito da concorrência. O formato, à semelhança de “Crossfire”, apostou no debate de temas quentes da actualidade, em registo de longa duração, e conseguiu reunir alguns bons painéis. Como em tudo, há altos e baixos.
Ontem, dia de início do julgamento do processo “Apito Dourado”, o “Prós e Contras”, mais uma vez, não desperdiçou a oportunidade de marcar a diferença num meio audiovisual onde os debates sérios sobre temas importantes são… zero.
Se bem o pensou, pior o executou. Das duas uma: o programa era para debater o “Apito Dourado”, um processo intimamente ligado ao futebol, ou para debater o problema da corrupção em Portugal?
É que não foi uma coisa nem outra. Os dois painéis eram constituídos por juristas e as intervenções resumiam-se a prazos, recursos, anulações, inquirições, investigações, arquivamentos, manobras dilatórias, falhas processuais, etc., etc., etc., Um consultório jurídico em dose gigante.
Do “Apito Dourado”, encontrou-se um vago vestígio na presença na plateia de Ricardo Bexiga, ex-vereador da CM Gondomar, agredido à noite no Porto por desconhecidos (?). Um “caso” que o livro de Carolina Salgado mediatizou.
Sejamos benévolos: Fátima Campos Ferreira, uma profissional competente e, às vezes, bem preparada, viu recusados os convites que fez a Valentim Loureiro, Pinto de Sousa, Pinto da Costa, Jacinto Paixão, António Araújo, Lourenço Pinto, Carolina Salgado, José Luís Oliveira.
Mas, se assim foi, cedo desistiu da empreitada. Deixo-lhe aqui um conselho: se quer fazer um debate sério e a sério sobre o que foram os últimos 20 anos do futebol português tem muito por onde escolher. Sugiro-lhe alguns nomes: António Garrido, Dias da Cunha, Francisco Silva (ex-árbitro acusado de corrupção), Carlos Calheiros, Martins dos Santos, Gilberto Madaíl, Pimenta Machado, Manuel João (ex-presidente do Portimonense), os jornalistas Rui Santos e Marinho Neves, o ex-jornalista Eládio Paramés, o empresário Fernando Barata (ex-presidente do Farense e do Imortal), Gaspar Ramos, o guarda Abel, Luciano D`Onofrio, Delane Vieira, José Veiga, Octávio Machado, Adriano Afonso, Pedro Santana Lopes. Sabes o que é o “sistema”, não sabes Fátima?

1 comentário:

  1. INFERNO da LUZ:
    Foi-me concedida a honra de escrever noutro blogue mas leio com muita atençao o que escreve aqui. Este blogue é um dos meus pontos de referência, e paragem diária...obrigatória.O conteúdo do que aqui escreve é riquissimo. Um bem-haja, por refrescar a memória.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...