quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Parar para pensar

Para o jornal desportivo italiano "Gazzeta dello Sport", esta foto da AP (Associated Press), mostrando Rui Costa a agradecer no centro do relvado de S. Siro a ovação dos tifossi, foi a imagem mais bonita da noite da Liga dos Campeões. Uma imagem do "maestro" que foi a imagem de um Benfica que saiu de cabeça erguida do embate com o AC Milan (2-1), actual campeão europeu. E pronto. Um empate e duas derrotas. Eis o cômputo geral dos resultados das três principais equipas portuguesas na primeira jornada da Liga dos Campeões. Escalpelizando, uma derrota em casa do Sporting contra o Manchester United, um empate em casa do FC Porto contra o Liverpool, uma derrota fora do Benfica, pela margem miníma, contra o campeão europeu em título, e considerada a melhor equipa do Mundo (acabada de ganhar a Supertaça Europeia), o AC Milan.
É certo que derrota é derrota, mas não é menos certo que o resultado que menos envergonha o futebol português foi conseguido pelo Benfica. Uma equipa do Benfica sem Petit e sem os dois centrais titulares, Luisão e David Luiz. Uma equipa do Benfica com Miguel Vítor, um jovem da “cantera”, um campeão do Mundo de sub-21, o argentino Di Maria, um central que pisava pela primeira vez um relvado europeu da dimensão mítica de S. Siro, o brasileiro Edcarlos, um uruguaio ainda à procura da adaptação a um futebol mais exigente, Maxi Pereira e um avançado paraguaio ainda à procura do seu espaço, Óscar Cardozo. Bravo Benfica.
Mas é preciso reflectir sobre estes resultados, que juntamente com os da Selecção dão que pensar. O problema é que ninguém pensa o futebol português. Gilberto Madaíl está refém de Scolari e dos barões e baronetes de sempre. Hermínio Loureiro apenas pensa em taças da liga, lamentável invenção que ninguém leva a sério.
A Federação está mais interessada em naturalizar brasileiros para entraram na “equipa de todos nós”, como magistralmente foi apelidada a Selecção nos idos de 60 por esse grande jornalista, Ricardo Ornelas. Apostar na formação é pouco mediático e não traz resultados imediatos, e, por isso, o futebol português marca passo. A Liga, em vez de procurar um modelo de campeonato mais competitivo, limita-se a apanhar bonés. Pobres clubes, pobre Selecção, pobre futebol português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...