quarta-feira, 1 de novembro de 2006

NÓS ACREDITAMOS I



O Benfica das grandes noites europeias reapareceu hoje à noite na Luz contra o Celtic. O resultado de 3-0 já não se usa na Liga dos Campeões, mas parece um “score” pertença em exclusivo desta duas formações míticas.
Com efeito, em 1967, ano em que o Celtic foi pela única vez Campeão Europeu, o “team” escocês apanhou pela frente o Grande Benfica dos anos 60. Em Glasgow, 3-0 a favor do Celtic, como agora, na Luz, 3-0 a favor do Benfica, como hoje. Depois, enquanto a multidão na Velha Catedral exultava, o árbitro “regulamentou” a passagem do Celtic aos quartos-de-final, através da inédita situação de moeda ao ar. A história dessa Taça dos Clubes Campeões Europeus acabou no nosso Estádio Nacional, em Lisboa, onde o Celtic ergeu o troféu depois de derrotar o Inter de Milão.
Hoje, não houve Eusébio, nem Coluna, nem Simões, nem Jaime Graça, nem José Augusto, nem Torres. Hoje, houve Simão e Nuno Gomes, Karyaka e Nuno Assis, Nelson e Petit.
Até a Velha Catedral, com os seus 120 mil lugares foi substituída pela Nova Catedral, com apenas 65 mil. Sinal dos tempos… O jogo em si foi empolgante, embora o Celtic tenha demonstrado que a equipa tem mais coração do que talento; tem dois jogadores acima do normal, Nakamura e Evander Sno, um holandês que já foi chamado aos trabalhos da selecção “laranja”. De resto, uns rapazes simpáticos… Ah, e tem uns adeptos fenomenais!!!
O Benfica jogou em 4-4-2, o sistema táctico preferido de Fernando Santos. O escolhido para fazer o vértice mais adiantado do losango foi Simão, a fazer de Rui Costa, mas com o evoluir do jogo por lá foram aparecendo Nuno Assis e Karyaka.
Fernando Santos tem muito por onde escolher, mas tem de se decidir. Julgo que Simão é mais útil nas alas do que no apoio ao ponta de lança. E do lado direito, acho que se deve dar uma oportunidade a Mantorras, que pode vir a tornar um “ala” portentoso.
Faltam duas “finais”: com o Copenhaga, que venceu o Manchester (afinal os dinamarqueses não são assim tão maus), e em Old Trafford, com o UM. NÓS ACREDITAMOS, BENFICA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...